Trab Etica Nicoma

255 palavras 2 páginas
A virtude deve ser incenssantemente buscado pelo homem. Este mesmo se torna virtuoso através da disposição em se alncancar a mesma. O homem so poderá se tornar justo se praticar a justiça. A felicidade, que e o fim da natureza humana, so pode ser encontrada nas atividades racionais e, para tanto, devemos nos abster do prazer, nos precaver, pois a atividade racional pode acabar sendo abalado pela falsa sensação e pelo prazer imediato.
O homem deve estar atento as atividades racionais e não exclusivamente morais. As morais devem ser respeitadas, porem se faz apropriado dedicar;se tempo para analise e critica racional ao comportamento e a padrões moralmente aceitos e tidos como corretos.
A virtude é, então, uma disposição de caráter relacionada com a escolha de ações e paixões, e consistente numa mediania. A virtude é um meio-termo entre dois vícios, um dos quais envolve excesso e o outro falta, e isso porque a natureza da virtude é visar à mediania nas paixões e nos atos.
Existem uma finalidade maior, ou suprema. Essa finalidade suprema é a felicidade, que não consiste nem nos prazeres, nem nas riquezas, nem nas honras, mas numa vida virtuosa. A virtude, por sua vez, se encontra no justo meio entre os extremos, e, so poderá ser encontrada por quem for prudente e mantiver o habito em seus exercícios e atividades racionais.
Essa e a proposta de Etica a Nicomaco, fazer com que tenhamos a consciência racional e colocar a razão em primeiro plano, nos afastando dos vícios e prazeres

Relacionados