trab esteriotipos e preconceitos

Páginas: 6 (1345 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
 1



A Psicologia Social e o Mundo

A psicologia social  tem como foco abordar as relações entre os membros de um grupo social, portanto se encontra na fronteira entre a psicologia e a sociologia. Ela busca compreender como o homem secomporta nas suas interações sociais.
Essa disciplina tem como objetivo abrir os graus de conexão existentes entre o ser e a sociedade à qual ele pertence, desconstruindo a imagem de um indivíduo oposto ao grupo social, ou de individualidade.
Neste campo de estudo, é também destacado o condicionamento (processo pelo qual uma resposta é provocada por um estímulo, um objeto ou um contexto, distintada réplica original) que os mecanismos mentais conferem à esfera social humana, enquanto por sua vez a vivência em sociedade igualmente interfere nos padrões de pensamento do Homem. Esse ramo da psicologia pesquisa, assim, as relações sociais, a dependência recíproca entre as pessoas e o encontro social. Estas investigações teóricas tornam-se mais profundas ao longo da Segunda Guerra Mundial, coma contribuição de Kurt Lewin, hoje concebido por muitos pesquisadores como o criador da Psicologia Social.
A teoria do campo psicológico, formulada por Lewin, afirma que as variações individuais do comportamento humano com relação à norma são condicionadas pela tensão entre as percepções que o indivíduo tem de si mesmo e pelo ambiente psicológico em que se insere o espaço vital, onde abriu novoscaminhos para o estudo dos grupos humanos. Ele se dedicou àáreas de processos sociais, motivação e personalidade, aplicou os princípios da psicologia da Gestalt. Lewin desenvolveu a pesquisa-ação, tentando com ela dar conta de dois problemas levantados pela sociedade em sua época: os problemas sociais e a necessidade de pesquisa.










2

Atitudes e Estereótipos
Apsicologia social também aborda temas discutíveis como o preconceito racial, estereótipos, e atitude entre as pessoas socialmente.
Atitude é um sistema relativamente estável de organização de experiências e comportamentos relacionados com um objeto ou evento particular.
Para cada atitude há um conceito racional e cognitivo – crenças, ideias e valores afetivos associados de sentimentos e emoçõesque por sua vez, levam a uma série de tendências comportamentais: predisposições. Toda atitude é composta por três campos:
- Cognição: o termo atitude é sempre empregado com referência à um objeto. Toma-se uma atitude em relação a que? Este objeto pode ser uma abstração, uma pessoa, um grupo ou uma instituição social.
- Afeto: é um valor que pode gerar sentimentos positivos, que, por sua vez,gera uma atitude positiva; ou gerar sentimentos negativos que pode gerar atitudes negativas.
- Comportamento: a predisposição: sentimentos positivos levam à aproximação; e negativos, ao distanciamento ou escape.
Dessa forma, entende-se o preconceito como uma atitude negativa que um indivíduo está predisposto a sentir, pensar, e conduzir-se em relação a determinado grupo de uma forma negativaprevisível.
O Estereótipo é um conjunto de características presumidamente partilhadas por todos os membros de uma categoria social. É um esquema simplista, mas mantido de maneira muito intensa e que não se baseia necessariamente em muita experiência direta.
Pode envolver praticamente qualquer aspecto distintivo de uma pessoa – idade, raça, sexo, profissão, local de residência ou grupo ao qual éassociada.

Quando nossa primeira impressão sobre uma pessoa é orientada por um estereótipo, tendemos a deduzir coisas sobre a pessoa de maneira seletiva ou imprecisa, perpetuando, assim, nosso estereótipo inicial.










3


Preconceitos

O preconceito é um fenômeno histórico e difuso. Existem vários tipos de preconceitos, que podem ser o preconceito religioso, sexual, social...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Esteriotipos e Preconceito
  • esteriótipos e preconceitos
  • Esteriótipo , preconceito e discriminação
  • Preconceito, Esteriótipo e Discriminação
  • preconceitos, esteriótipos e discriminação contra a população LGBTT
  • Esteriotipos
  • Esteriótipos
  • esteriotipos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!