trab.doc

4177 palavras 17 páginas
1.INTRODUÇÃO
Entulho de acordo com o Dicionário Aurélio é definido como: caliça, pedregulhos, areia, tudo que sirva para aterrar, nivelar depressão de terreno, vala. Restos de tijolos, argamassa. Materiais inúteis resultantes da demolição. Lixo. Porem em uma linguagem mais adequada o Resíduo da Construção Civil (RCC) ou Resíduo da Construção e Demolição (RCD) é todo resíduo gerado no processo de construção, de reforma, demolição ou escavação.
No mundo contemporâneo, a reciclagem tem se fortalecido como eficiente mecanismo para solucionar e /ou minimizar o problemas oriundos do não gerenciamento dos resíduos gerados pelas atividades humanas que impactam negativamente a Terra. A reciclagem também é importante na busca de novos materiais, como os da construção civil, que possa substituir as matérias primas retiradas do meio ambiente.
O entulho acumulado é vetor de doenças como a dengue, febre amarela e chamariz de insetos e roedores.Descartado indiscriminadamente em rios, córregos e represas, eleva o seu leito (assoreamento) culminando em enchentes e riscos de desabamento de residências próximas ao rio.A quantidade de entulho descartada reflete o momento opulento da economia, contudo sem mecanismos e ferramentas para geri-lo, este resíduo se torna um problema caro para o poder público municipal, responsável pelo serviço de coleta.
Isto é o resultado de uma receita que tem como ingredientes a falta de educação e informação da população para a problemática, a incapacidade do poder público local em fiscalizar e a dificuldade dos órgãos ambientais em ofertar estruturas que recebam resíduos desta natureza. Certamente o entulho hoje merece atenção dos órgãos fiscalizadores, principalmente os municipais.
A reciclagem do entulho, entretanto, poupa nossas florestas, reduzindo a extração de pedras de pedreiras sobre arbustos degrandes áreas verdes, poupa nossas águas, evitando que o entulho seja descartado em rios, riachos, represas e mares e ainda gera trabalho e renda.

Relacionados