TRAB DE ADMF - Caso Enron

546 palavras 3 páginas
Trabalho: Analisando o Filme Enron “ Os Mais Espertos da Sala” 1)Qual o objetivo maior da Administração Financeira?

No caso das finanças o objetivo maior é o de maximizar riquezas ou valores, no caso da Enron, uma empresa que tinha ações na bolsa de valores, esta maximização estava ligada a maximização do preço das suas ações.

2) Quais os perigos associados às análises dos preços das ações? Por que nem sempre a maximização do preço conduz a uma maximização da riqueza?

O perigo é no caso da Empresa não ser idônea, como no caso da Enron, que manipulava suas demonstrações financeiras, as pessoas que nela ivestiram tiveram prejuízos muito grandes pois colocaram todas suas economias nas ações da Enron.
Por que no caso da Enron, a maximização das ações eram baseadas num lucro inexistente, já que seus balanços eram forjados.

3) Como podemos caracterizar a Contabilidade Criativa da Enron?
Quais seus efeitos de curto prazo?
Quais os seus perigos no longo prazo? Os gestores e contadores utilizando a contabilidade criativa, manipulavam os resultados da Enron para que esta tivesse uma boa imagem perante ao mercado, aos investidores entre outros, sendo caracterizada como uma contabilidade criativa agressiva. Os efeitos ao curto prazo seria a elevação das suas ações, aumenta o prestigio da empresa, impressiona os investidores, melhora a posição da empresa no mercado, alcance dos objetivos dos executivos da empresa de forma rápida. Os efeitos a longo prazo é de que nenhuma empresa consegue mascarar por um prazo muito longo a sua situação econômica e financeira quando esta na verdade se faz ruim.

4) Qual o papel das empresas de auditoria e dos bancos de investimentos retratados no filme?

As empresas de auditoria e bancos ajudaram a Enron a sustentar uma farsa.
A conceituada empresa de auditoria, Arthur Andersen, avalizava com parecer favorável as demonstrações financeiras da Enron e ao mesmo tempo,

Relacionados