Trab Carkos

703 palavras 3 páginas
Tags
Arquitetura de Sistemas, Framework, RM-ODP, Tecnologia
O Modelo de Referência para Processamento Distribuído Aberto, RM-ODP
07/07/2012
O mercado de Tecnologia da Informação muitas vezes nomeia um profissional experiente em uma dada tecnologia como Arquiteto de Sistemas ou Soluções, mas este perfil está além da senioridade de um recurso e exige uma ampla visão tanto de tecnologia quanto do valor de negócio por trás dos sistemas de informação.
A estruturação de soluções de software dentre as diversas tecnologias de infraestrutura atuais que vão de datacenters e computação em nuvem até dispositivos móveis fazem parte das decisões de um Arquiteto de Soluções, assim como a distribuição e a componentização de módulos em camadas, com base em diversos fatores como os próprios requisitos não funcionais que consideram disponibilidade, desempenho, segurança e entre outros.
Para suporte as atividades de arquitetura o mercado oferece um grande rol de frameworks, e nesse artigo direcionarei minha explicação sobre um de meus preferidos, o Modelo de Referência para Processamento Distribuído Aberto (em Inglês Reference Model Open Distributed Processing, RM-ODP).
A padronização ODP foi iniciada pela International Standards Organization (ISO) e a International Telecomunications Union (ITU), conhecida anteriormente como Commite’ Consultatif International de Telegraphique et Telephonique (CCITT) no ano de 1988, com o objetivo do desenvolvimento de um modelo de referência para integração de sistemas distribuídos abertos que permitam o processamento e a distribuição das informações em ambientes heterogêneos de tecnologia da informação.
Um objetivo bastante interessante a ser destacado é o alcance da portabilidade entre plataformas distintas, comum em nosso mercado que encara dia a dia integrações complexas embasadas, por exemplo, em fusões de empresas.
O modelo de referência ODP está apoiado basicamente em pontos de vista sob o qual se analisa e se constrói uma arquitetura,

Relacionados