Trab BIOG S

798 palavras 4 páginas
Introdução

O estudo dirigido a seguir constitui-se de informações sobre o Biogás.

Biogás

Biogás é o nome comum dado a qualquer gás que foi produzido pela quebra biológica da matéria orgânica na ausência de oxigênio, biocombustível, pois é considerado uma forma de energia renovável. Também pode ser produzido de forma artificial. Normalmente consiste em uma mistura gasosa composta principalmente de gás metano(CH4) e gás carbônico (CO2), com pequenas quantidades de gás sulfídrico (H2S) e umidade. Formado na decomposição da matéria orgânica em meio anaeróbio

Condições anaeróbicas
A digestão anaeróbia representa um sistema ecológico delicadamente balanceado, onde cada microrganismo tem uma função essencial. A produção de metano ocorre em diferentes ambientes naturais tais como pântanos, solo, sedimentos de rios, lagos e mares, assim como nos órgãos digestivos de animais ruminantes.
As condições básicas para bactérias anaeróbicas produzirem biogás são:

Inexistência do ar: O oxigênio (O2) do ar é letal para as bactérias anaeróbicas. Se houver oxigênio no ambiente, as bactérias anaeróbicas paralisam seu metabolismo e deixam de se desenvolver. As bactérias anaeróbicas produzem o metano. Em uma usina de biogás, o biodigestor (biofermentador) deve estar hermeticamente vedado contra a entrada de ar (oxigênio), caso contrário, a produção de biogás não ocorre porque as bactérias anaeróbicas morrem, o biogás produzido será então rico em CO2 e não em metano. Assim, o biofermentador deve assegurar uma completa anaerobiose do ambiente necessária para o metabolismo das bactérias anaeróbicas.

Temperatura: Temperaturas estáveis auxiliam a produção de bactérias anaeróbicas, uma vez que as mesmas são sensíveis a oscilações de temperatura.

Nutrientes: Deve haver a presença de macronutrientes (carbono, nitrogênio, potássio, fósforo e enxofre) e de alguns micronutrientes (sais minerais, vitaminas e aminoácidos), sendo eles indispensáveis para o crescimento das bactérias em

Relacionados

  • trabalho
    3353 palavras | 14 páginas
  • Administração Bíblica
    55410 palavras | 222 páginas
  • Obras Raras Bibliografias
    98182 palavras | 393 páginas