Trab Adrine Atps 2

1086 palavras 5 páginas
Faculdade Anhanguera de Bauru
Psicologia

Caroline Sophie do Amaral-RA: 8686294017
Gabriele Camargo da Gama -RA: 8463186691
Patrícia Apda. Simões Ramos - RA: 8417985738
Priscila Moreira – RA: 8430115697

Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS)
Psicologia do Desenvolvimento
Prof. Adriane F. Pontalti

BAURU/ SP
2015
Diferentes Teorias sobre o Desenvolvimento infantil de 1 a 6 anos.

Teoria do desenvolvimento de Henry Walloon
Segundo Wallon, do estágio sensório-motor ao projetivo (1 a 3 anos ) , predominam-se as atividades de investigação , exploração e conhecimento do mundo do mundo social e físico.
No estágio sensório-motor a lógica da criança ainda não está presente. Neste estágio predominam-se as relações cognitivas da criança com o meio. Wallon identifica o sincretismo como sendo a principal característica do pensamento infantil.. Os fenômenos típicos do pensamento sincrético são: fabulação, contradição , tautologia e elisão.
Na gênese de representação, que emerge da imitação motora-gestual ou motricidade-emocional, as ações das crianças não mais precisarão ter origem na ação do outro, ela vai “desprender-se” do outro, podendo voltar-se para a imitação de cenas e acontecimentos, tornando-se habilitada á representação da realidade.
Dos 3 aos 6 anos , estágio personalístico , aparece a imitação da inteligência, a qual constrói os significados diferenciados que a criança dá para a própria ação . Nesta fase a crianças está voltada novamente para si própria. Para isso a criança coloca-se em oposição ao outro num mecanismo de diferenciar-se. A criança, mediada pela fala e pelo domínio “meu/minha” , faz com que as idéias atinjam o sentimento de propriedade das coisas . A tarefa central é o processo de formação da personalidade. . Aos 6 anos a criança passa ao estágio categorial trazendo avanços a inteligência.
Teoria do desenvolvimento de Piaget

Para Piaget, o que marca a passagem do período sensório-motor para o pré-operatório é o

Relacionados