traalho de h

Páginas: 6 (1496 palavras) Publicado: 17 de agosto de 2015
TRABALHO
DE
HISTORIA
























SOB:
ORIENTAÇÃODA Prof.ª

E.E. ANTONIO DO VALE SOBRINHO












POVOS BÁRBAROS













NOME: ISAQUE ROBERTO MENDES CAGLIARI N°47
NOME: BRUNO N°49
NOME:THIAGO VINICIO N°42
INDRODUÇÃO






























INDICÉ






























Povos bárbaros

Não-gregos foram à cidade, lá estabeleceramestadia e, de lá, promoveram construções importantes e contribuíram de A palavra “bárbaro” provém do grego antigo, βάρβαρος, e significa "não grego". Era como os gregos designavam os estrangeiros, as pessoas que não eram gregas e aqueles povos cuja língua materna não era a língua grega. Principiou por ser uma alusão aos persas, cujo idioma cutural os gregos entendiam como "bar – bar - bar”.[4] Os romanos também passaram a ser chamados de bárbaros pelos gregos.
Porém, foi no Império Romano que a expressão passou a ser usada com a conotação de "não-romano" ou "incivilizado". O preconceito perante os povos que não compartilhavam os mesmos hábitos e costumes é natural dos habitantes dos grandes centros econômicos, sociais e culturais, e caracteriza-se pelo etnocentrismo. Atualmente, aexpressão "bárbaro" significa não civilizado, brutal ou cruel. Era um termo pejorativo que não condizia com a realidade, pois, apesar de não compartilharem de alguns aspectos da cultura romana e não falarem o latim, tais povos tinham cultura e costumes próprios.
Cada um dos povos chamados "bárbaros" era bastante distinto e esta designação abrangia tanto os hunos, de origem oriental, como povos germânicos,como os gordos, e celtas, como os gauleses.
Particularmente foram chamados de bárbaros os povos de origem germânica que, entre 409 e 711, nas migrações dos povos bárbaros, invadiram o Império Romano do Ocidente, causando sua queda em 476 d.C.
As invasões se deram em duas ondas principais. A primeira com penetração dos bárbaros e a assimilação cultural romana. Os bárbaros tiveram certa"receptividade" a ponto de receber pequenas áreas de terra. Com o passar do tempo, seus costumes foram mesclando-se com os costumes romanos.
Uma segunda leva foi mais vagarosa, não teve os mesmos benefícios dos ganhos de terra e teve seu contingente de pessoas aumentado devido à proximidade das terras ocupadas com as fronteiras internas do Império Romano.
Os chamados bárbaros também foram responsáveis poralgumas mudanças físicas e culturais da própria Grécia, já que, ao haver algumas "invasões concedidas" pelo próprio comando da Grécia, alguns povos alguma forma com a cultura do local.

Principais reinos bárbaros que se formaram na Europa
Entre os principais temos:
Reinos dos Visigodos: situado na península ibérica, era o mais antigo e extenso. Os visigodos ocupavam estrategicamente a ligação entreo Mar Mediterrâneo e o oceano Atlântico, que lhes permitia a supremacia comercial entre a Europa continental e insular. 

Reino dos Ostrogodos: localizam-se na península Itálica. Os ostrogodos se esforçaram para salvaguardar o patrimônio artistico-cultural de Roma. Restauraram vários monumentos, para manter viva a memória romana. Conservaram a organização político-administrativa imperial, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • traalho
  • TRAALHO
  • Traalho
  • Traalho
  • traalhos
  • traalho
  • HCS TRAALHO
  • H

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!