Traçando um resumo histórico para contextualizar o período que se segue, a primeira guerra mundial e a revolução russa

Páginas: 11 (2526 palavras) Publicado: 25 de outubro de 2011
Traçando um resumo histórico para contextualizar o período que se segue, a primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa se tornam o centro das revoluções e conflitos no começo do século XX e os EUA começam a crescer em influencia econômica.
Surge o capitalismo de organização em substituição ao capitalismo liberal, quando começa a crescer a participação do Estado sobre a economia, produção eserviços sociais. Crescem em influencia sociologias de extrema direita; fascismo, ditaduras, com o totalitarismo de direita na Itália e Alemanha e o Estado Novo no brasil, já o totalitarismo de esquerda surge na União Soviética O Socialismo ganha um lugar de destaque e também as democracias populares da Europa centro-oriental com o comunismo.
Com a Segunda Guerra, os EUA assumem uma posição hegemônicana economia mundial e começa e demonstram seu poderio atômico; começa a corrida armamentista com os EUA de um lado e a União Soviética do outro.
No pós-guerra, o cenário é de descolonização dos países dominados e grande aderência ao socialismo, porém com algum fortalecimento do capitalismo de organização as empresas multinacionais chegam como estrategia de expansão deste sistema, porém com baseem exploração de mão de obra barata dos países de terceiro mundo.
Como marcos do período central do seculo XX destacam-se a fundação da ONU em 1945, o conflito Irã-Iraque e a Guerra do Golfo.
Finalmente, no final do século, o comunismo começa a entrar em decadência e o grande marco se deu com a desintegração da URSS. No Leste Europeu, o neoliberalismo volta a ganhar espaço e os movimentos decontestação ganham as ruas e as mobilizações das minorias ganham espaço com os movimentos negro, feminista, gay. Com o desenvolvimento da tecnologia e o crescimento industrial, grandes transformações guiam a sociedade para uma nova era marcada pela crescente desigualdade social e consequências da poluição ambiental.
No seculo XX, muitas são as contribuições pedagógicas e riquíssima a produção naárea, com todo este cenário de mudanças descrito anteriormente, começa a caracterizar-se a pedagogia do século XX, que inicia em crise.
Com as grandes transformações ocorridas no século anterior, notáveis também são as transformações no campo da educação e consequentemente também são grandes as crises não só na pedagogia mas em toda a humanidade. Crises no final do milênio, que apontava para novoscaminhos, para uma nova era.
Sobre esse período de passagem, dentre as crises e transformações, alguns pontos devem ser abordados sob o ponto de vista pedagógico.

Dentre os pontos pedagógicos a serem discutidos, o primeiro é a expansão do ensino que, por conta do crescimento industrial e do comercio, reafirma a a necessidade da escola pública, leiga, gratuita e obrigatória e que para tanto, umavasta legislação se torna necessária
A oportunidade de estudo servindo como meio de ascensão social é marca da sociedade no começo do século XX e esperança de mudança de nível da classe media . A essa educação ilusória de garantia de mobilidade social e sucesso, deu-se o nome de “escola nova”.
Outro marco da pedagogia dessa época; inspirada pelo filósofoffrancêsean-Paul Sartre e pelo alemãoHebert Marcuse; foi a “revolução de maio de 68 que aconteceu em Paris e repercutiu em todo o mundo, em resposta a crise da falsa dedemocratizaçãooproporcionadaelo acesso as universidades, uma vez que ao sair delas, não haviam vagas de emprego para todos. Uma revolta contra a sociedade produtivista e a favor da participacao popular nas esferas do Estado que divulgava as palavras “autonomia,autogestão e diálogo”. Essa crise acaba por questionar toda a estrutura escolar.
Com a evolução das técnicas, novas discussões se abrem no campo da educação, de um lado, a postura conservadora que quer preservar a educação intacta, livre da influência das inovações tecnológicas, do outro, o risco do tecnicismo extremo.
Os recursos da tecnologia começam a invadir o ambiente escolar, seja na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo Primeira Guerra Mundial e Revolução Russa
  • A primeira guerra mundial e a revolução russa
  • Primeira guerra mundial e revolução russa
  • Primeira guerra mundial e revolução russa
  • Primeira Guerra Mundial e Revolução Russa
  • revolução russa e primeira guerra mundial
  • resumo primeira guerra e revolução russa
  • Primeira guerra e a revolução russa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!