TR BIO métodos anticoncepcionais

Páginas: 13 (3201 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015
Introdução
Os métodos contraceptivos são utilizados por pessoas que temporariamente ou permanentemente não desejam ter filhos. Existem dois grupos de métodos contraceptivos, os reversíveis e os irreversíveis:
Métodos Contraceptivos Reversíveis: São métodos que ao deixarem de ser utilizados permitem uma gravidez. Os métodos reversíveis são subdivididos em:
Métodos comportamentais
Tabelinha: Essemétodo é baseado na premissa de que os ciclos menstruais são relativamente constantes e, por isso, o período fértil do mês subsequente pode ser estimado pelo ciclo anterior. Para adotá-lo, a mulher deve anotar pelo menos os seis últimos ciclos. A partir daí, estimar o início do período fértil subtraindo 18 dias do comprimento do ciclo mais curto e o fim dele subtraindo 11 dias do ciclo mais longo.Em geral, mulheres com ciclos com variações de mais de seis dias não devem usar esse método.
Temperatura basal: Toda mulher apresenta uma temperatura basal média no início do ciclo até a ovulação. Quando a mulher está perto de ovular, a temperatura costuma ter uma ligeira queda e, após a ovulação, a temperatura que estava baixa começa a se elevar. Tem como fundamento o aumento temperatura que aprogesterona provoca na mulher. Quando a temperatura sobe e permanece alta, é sinal que a mulher ovulou no dia anterior.

Muco cervical (método Billings): É uma maneira comportamental e natural de prevenir a gravidez, já que se baseia em evitar relações sexuais em determinados períodos de cada ciclo menstrual, de acordo com a análise do muco cervical feminino; sem a utilização de métodos debarreira ou hormonais e, tampouco, intervenções cirúrgicas.
Coito interrompido: Coito interrompido é quando, numa relação sexual, o homem pressente a ejaculação, retira o pênis e ejacula fora da vagina. É um dos métodos contraceptivos mais antigos que existe.
Possui baixa efetividade, pois as secreções do pênis na fase de excitação podem conter espermatozoides vivos. Além disso, pode ser difícil contera ejaculação. Mesmo quando há o controle, é possível que alguns espermatozoides estejam na uretra devido à liberação do fluido pré-ejaculação (também conhecido como lubrificação) e com isso, a possibilidade de haver fecundação também existe.
Em comparação com a pílula anticoncepcional, que apresenta 0,1% de índice de falha, o coito interrompido possui 4% para casais que usam efetivamente essemétodo. A principal causa do insucesso é a falta de controle masculina.
Nesse método do coito interrompido, muitos homens costumam pensar em coisas que “retardam” o acontecimento, para assim tentar controlar a ejaculação. Para aqueles que desejam realizar esse método, recomenda-se urinar entre as ejaculações para que assim o fluído pré-ejaculatório não contenha espermatozoides.
Além da insegurança e afalta de autocontrole, a inseguridade do método pode gerar desgaste psicológico tanto para o homem quanto para a mulher. A relação sexual tende a se tornar insatisfatória.
Esse método contraceptivo não previne contra as doenças transmissíveis, como HPV.
Métodos de barreira
Camisinha: Os preservativos ajudam a prevenir tanto a gravidez quanto as doenças sexualmente transmissíveis (DST). Usadoscorretamente, não permitem que o esperma e os microorganismos contidos no sêmen entrem em contato com a vagina; também impedem que os microorganismos da vagina penetrem no pênis.
Quando usado da forma mais comum, têm uma eficácia média para prevenir a gravidez, com uma taxa de 14 para cada 100 mulheres no primeiro ano de uso (uma em cada oito). Já quando usados corretamente, em todas as relaçõessexuais, cai para três em cada 100 mulheres no primeiro ano de uso (uma em cada 33).

Camisinha Masculina Camisinha Feminina
Diafragma: O diafragma é um anel flexível envolvido por uma borracha fina, que impede a entrada dos espermatozoides no útero. Para haver o funcionamento correto do diafragma, a mulher deve colocá-lo dentro da vagina cerca de 15 a 30 minutos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Métodos anticoncepcionais
  • Metodos anticoncepcionais
  • Metodos anticoncepcionais
  • Métodos anticoncepcionais
  • Métodos anticoncepcionais
  • Metodos anticoncepcionais
  • Métodos anticoncepcionais
  • Metodos anticoncepcional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!