Três estratégicas genéricas - michael porter

Páginas: 3 (531 palavras) Publicado: 26 de abril de 2011
As Estratégias Genéricas Propostas por Porter.
Porter divulgou sua tipologia de estratégias genéricas no livro Competitive Strategy, publicado nos Estados Unidos em 1980. Pela quantidade depesquisas e ensaios que inspirou e pelos incontáveis debates que suscitou, esta obra foi, sem dúvida, um marco no desenvolvimento da disciplina do planejamento estratégico empresarial.

Para introduzir suatipologia, Porter (1980, p. xvi) começou discorrendo sobre estratégia competitiva e afirmando que, na sua essência, desenvolver uma estratégia competitiva equivaleria a desenvolver uma fórmula amplasobre como competir, quais objetivos estabelecer e quais políticas adotar para possibilitar o alcance desses objetivos.

Ainda segundo Porter, uma estratégia competitiva vencedora deveriacompreender ações, tanto ofensivas quanto defensivas, visando criar uma posição defensável frente às cinco forças que norteiam a competição numa indústria.

Partindo dessas considerações, Porter afirmavahaver três estratégias genéricas consistentes que possibilitariam a uma organização estabelecer uma posição defensável, mantê-la no longo prazo e superar seus competidores.

Essas estratégiasgenéricas seriam: (1) liderança em custo total, (2) diferenciação e (3) foco.

Segundo Porter a adoção de qualquer uma dessas estratégias por parte de uma organização requereria comprometimento total e plenosuporte interno, o que, em geral, acabaria por se tornar um impedimento para que se implementasse mais de uma estratégia ao mesmo tempo.

Porter estabeleceu ainda o relacionamento entre essasestratégias genéricas, à luz das dimensões por ele denominadas "vantagem estratégica" e "alvo estratégico", expressando-o por meio de um diagrama, o qual está reproduzido na Figura 3.

Partindo desserelacionamento, Porter estabeleceu os recursos requeridos por cada uma das estratégias genéricas e definiu os requisitos organizacionais necessários para a efetiva implementação de cada uma delas....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • michael porter
  • Michael porter
  • Porter, Michael
  • Michael porter
  • Michael porter
  • Michael Porter
  • Michael porter
  • Michael Porter

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!