Tráfico de drogas

Páginas: 5 (1075 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2012
a)_ Trafico de Drogas.

b)_ Uma organização normativa infracultural que baseia-se em uma liderança autocrática onde há um líder que tem poder único sobre seus liderados. Tem como objetivo principal a corrupção pública e/ou privada, generalizada, encorajado com o lucro fácil, rápido e “absurdo” à margem da lei.
Essa organização privilegia somente aos seus componentes; determinados estilos decomportamento (como a honra, amizade, solidariedade, para envolver o cidadão: como um instrumento para a ascendência social) e valores específicos.

c)_ As quadrilhas possuem uma hierarquia de cargos, com possibilidade de ascensão. Os "funcionários” trabalham sob regime de plantão.
Para obter mais lucro em seus negócios, costumam adicionar substâncias aos entorpecentes. Mas os traficantes, noentanto, não vendem só drogas e diversificam cada vez mais suas atividades, explorando serviços como gatonet (TV a cabo clandestina), linhas telefônicas e aprimorando na distribuição de gás, água e energia elétrica; além de abrir inúmeras empresas. Assim, ascendendo socialmente os cidadãos, por completo.
Na estrutura hierárquica das quadrilhas há a participação de 14 diferentes agentes, dos quais oitotêm ação direta, três têm cargos auxiliares e outros três são peças importantes, mas não encontradas em todas as favelas.
O primeiro na hierarquia do tráfico é o "dono” do morro. São os homens que dão as ordens nas favelas sob seu controle. Logo abaixo, estão os "gerentes-gerais”, também chamados de "frentes”, que são homens de confiança dos ‘donos’. Eles são os responsáveis pelos negócios na favela,a quem os outros gerentes são subordinados. Nenhum crime, como roubos e assassinatos, é praticado pelos criminosos sem autorização do frente.
Em seguida, estão os "gerentes de boca de fumo”, como são conhecidos os pontos de venda de drogas. Além deles, há o gerente responsável pela venda de cada tipo de droga, como o gerente do crack, da cocaína e da maconha. Todos os “funcionários” da bocaprestam contas a ele.
O cargo mais cobiçado pelos mais jovens é o de "vapor”, o que vende a droga diretamente para o usuário. O cargo é muito procurado porque, a partir dele, os criminosos passam a receber por comissão, de acordo com a venda. Além disso, quem se destaca tem grande chance de chegar ao cargo de gerente.
Os que cobiçam o cargo de ‘vapor’ são os "soldados”, responsáveis pela segurança dafavela, e os "olheiros”, que têm função de vigilância. Também conhecidos como “fogueteiros” ou “radinhos”, por usarem morteiros e rádios de comunicação, eles precisam avisar sobre a chegada da polícia ou de traficantes rivais.
Aqueles que têm mais tempo trabalhando para o tráfico, mas que não conseguiram ser “promovidos”, geralmente atuam na "endolação”, que consiste em embalar as drogas para avenda. Para os traficantes, os mais velhos são escolhidos porque não têm mais condições físicas de correr da polícia.
Outra figura importante é o "armeiro”, que tem conhecimento técnico sobre armas e é o responsável pela manutenção de fuzis, metralhadoras e pistolas. Na maioria das vezes, ex-militares são recrutados para esta função.
Nas funções auxiliares estão as figuras do ”fiel” (trabalhaeventualmente para o tráfico, basicamente com a função de esconder armas e drogas em casa, por não ter ligação direta com o negócio, podem ser acionados a qualquer momento), "portador” (cargo normalmente ocupado por mulheres, que, na condição de visitantes de presos, transmitem informações entre quem está na cadeia e quem está na favela) e as "tias”, mulheres mais velhas, em sua maioria parentes depresos, que escondem o dinheiro da quadrilha.
Os outros cargos relacionados são os de "matuto” (responsável por abastecer com grandes quantidades de armas e drogas as favelas, geralmente pegam o material na fronteira com o Paraguai), "químico” (presente em poucas favelas, somente naquelas em que há refinarias de cocaína, onde ele transforma a pasta base em cocaína em pó pronto para a venda) e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tráfico de drogas
  • O tráfico de drogas
  • Trafico de drogas
  • Trafico de droga
  • Trafico de drogas
  • O trafico de drogas
  • Trafico de droga
  • trafico de drogas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!