Tráfico de Animais Silvestres

Páginas: 13 (3230 palavras) Publicado: 20 de maio de 2014
TRÁFICO DE ANIMAIS SILVESTRES: Conscientização e Combate.









Pablo Monteiro Cardoso*






Esse trabalho tem como finalidade abordar alguns pontos, sobre um tema que não é encarado com tanta seriedade quanto deveria ser. Iremos tratar neste artigo sobre o tráfico de animais silvestres, os pontos que trarão o impacto necessário para que se perceba que não estamos tratandode um simples tráfico, e apesar de não atingir diretamente as pessoas, é de uma repercussão ambiental tão grande que é capaz de desequilibrar o ecossistema, e inclusive causar a extinção de animais.






Palavras-chave: Direito. Fiscalização. Fauna. Sanção. Consciência Ambiental.













* Estudante do Curso Superior de Direito, 8° Semestre, da Universidade Jorge Amado.Sumário

1. Introdução
2. Uma questão social
3. Fiscalização
4. Como é feito o combate
5. Da conscientização
6. Sanções
7. Conclusão

























1. Introdução
O Brasil possui uma enorme área territorial coberta por uma diversidade incrível tanto da fauna como da flora. Isso foi motivo para que outros países se interessassem em explorá-lo para aextração do que ele tem de maior valor.
Desde seu descobrimento, o Brasil vem sendo usurpado em seus recursos naturais, quer na esfera do extrativismo, na destruição de suas matas e florestas, e também, no decréscimo de sua fauna, principalmente pelo comércio ilegal de animais silvestres; que levou e vem levando a extinção de espécimes, pois, na medida em que os animais vão ficando escassos nanatureza, deixando de serem abundantes, seus preços de comércio vão ficando mais elevados, e isso aguça muito mais a ambição dos traficantes que têm o mesmo e único objetivo, o lucro.
A velocidade em que a devastação do meio ambiente ocorre, e a incapacidade dos governos e das organizações não governamentais em impedir essa devastação, têm levado os legisladores a repensarem esse tema e dar muito maisatenção a ele, pois o tráfico de animais silvestres tem crescido assustadoramente.
O tráfico de animais silvestres ainda é um problema pouco conhecido, todavia, é uma causa de periculosidade imensa, já que é considerado o terceiro maior do mundo, perdendo somente para o tráfico de drogas e de armas, respectivamente.
De cada dez animais traficados, nove morrem antes de chegar ao seu destinofinal, devido aos maus tratos dos traficantes, e os que conseguem sobreviver, estão condenados a viver em cativeiro.
Quando pegos, a pena para aquele que trafica animais é de seis meses a um ano de detenção e multa, sanção que é quase insignificante e irrisória diante do problema que é causado por essa prática indiscriminada e irresponsável de algumas pessoas.
2. Uma questão social
Muitosmoradores de regiões próximas a matas, e que conhecem demasiadamente os costumes dos animais, retiram os filhotes de seus ninhos e tocas e entregam aos pequenos comerciantes, por apenas alguns reais.
Esses animais são vendidos aos comerciantes em feiras que são o local onde aqueles que fazem a captura dos animais entram em contato direto com os grandes traficantes.
Os animais mais procurados, econsequentemente os mais caros, ficam escondidos em lugares próximos à feira, esperando a sua hora de sofrerem mais uma vez maus-tratos, só que agora pelos compradores, e para não serem pegos, caso alguma blitze surpresa aconteça no local da comercialização.
Os valores variam, porém os de venda interna são bastante baixos se comparado aos valores do mercado internacional.
A captura de animaissilvestres, que em sua grande maioria é feita por pessoas muito humildes, que não tem outro meio de sobrevivência, por preços muito baixos, a serviço dos grandes traficantes. Estes sim lucram muito. Eles compram animais nas tais feiras livres por um preço muito abaixo do que eles revendem lá fora. Um meiro, por exemplo, que é uma ave muito procurada em decorrência de seu belo canto, pode ser adquirido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trafico de animais silvestres
  • Trafico de animais silvestres renctas
  • Tráfico de Animais Silvestres
  • Tráfico de animais silvestres
  • combate ao tráfico de animais silvestres
  • TRÁFICO DE ANIMAIS SILVESTRES
  • Trafico de animais silvestres
  • Monografia direito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!