Tplp - go

3912 palavras 16 páginas
Capítulo 5 – Nomes, Vinculações, Verificação de Tipos e Escopos

5.1 – Introdução

A linguagem GO foi criada pela Google e lançada no mês de novembro de 2009. GO é uma linguagem que foi feita reunindo características sintáticas de várias linguagens, possuindo assim uma sintaxe bem simples e bem intuitiva. Em certos pontos, ao utilizar GO tem-se a sensação de uma linguagem dinâmica, na qual simula orientação a Objetos.

5.2 – Nomes

Os nomes são identificação que os desenvolvedores atribuem a uma variável. Em algumas linguagens existem um conjunto de nomes reservados. Os nomes podem ter de um, a um conjunto não limitado de caracteres como no JAVA e no C. (Sebesta. p.181). Na linguagem de programação ‘criada’ pelo google o GO, os nomes podem receber um conjunto indeterminado de caracteres, e possuem as restrições de palavras reservadas como int.

Questões de Projeto

Sobre nomes, constam as seguintes questões:
a) Qual é o tamanho máximo de um nome?
b) Caracteres de conexão podem ser usados em nomes?
c) Os nomes fazem distinção entre maiúsculas e minúsculas?
d) As palavras especiais são palavras reservadas ou palavras-chave?
Tais questões serão discutidas a seguir.

Palavras Reservadas

Uma palavra reservada é uma palavra que, não pode ser utilizada como identificador por ser reservada para uso da linguagem. Go possui uma variedade de palavras reservadas. Abaixo segue um quador com algumas delas. break default func interface select case defer go map struct chan else goto package switch const fallthrough if range type continue for import return var

5.3 Variáveis

Nomes
Os nomes são identificação que os desenvolvedores atribuem a uma variável. Em algumas linguagens existem um conjunto de nomes reservados. Os nomes podem ter de um, a um conjunto não limitado de caracteres como no JAVA e no C.

Relacionados

  • estacas raiz
    24780 palavras | 100 páginas
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO II – 6º SEMESTRE – INSTRUMENTAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
    36767 palavras | 148 páginas
  • Solo Cal
    65794 palavras | 264 páginas
  • Banco de dados de plantas medicinais no PROMATA - São Francisco de Paula, RS
    174784 palavras | 700 páginas