toyotismo

Páginas: 4 (962 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2014

Toyotismo
Descrição do modelo:
Toyotismo, (ou Ohnismo, devido aos nomes Toyoda e Ohno). Partiram do princípio de que qualquer elemento que não agregasse valor ao produto deveria ser eliminado,pois era considerado desperdício e classificaram o desperdício em sete tipos principais: tempo que se perdia para consertos ou refugo, produção maior do que o necessário, ou antes, do tempo necessário,operações desnecessárias no processo de manufatura, transporte, estoque, movimento humano e espera. A partir do princípio acima citado, planejou-se um modelo de produção composto por:Automatização: Que se trata da utilização de máquinas capazes de parar automaticamente quando surgem problemas. Assim o trabalhador que até então era treinado para desenvolver seu trabalho em uma única máquina podese responsabilizar por várias, o que diminuiria a quantidade de trabalhadores necessários numa linha de montagem.
Just-in-time (na hora certa): Que foi inserido, pela primeira vez, na Toyotajaponesa, em meados da década de 70 por Taichii Ohno. Surgiu da necessidade de criar uma alternativa aos poucos espaços para armazenar estoques, sejam eles matérias-primas, peças intermediárias ao processoprodutivo ou mercadorias já produzidas, e da escassez de recursos para manter a produção parada. Consiste em detectar a demanda e a produção de bens em função da necessidade específica.  Assim, todademanda tem que ser produzida após ter sido efetivada sua venda, mantendo um fluxo de produção contínuo. Para isso criam-se os sistemas visuais de informação, kanban, através deles é possível informar aquantidade de peças necessárias para o dia.
Team work (trabalho em equipe): A ideia consiste em agrupar os trabalhadores em equipes, com a orientação de uma Rida (líder). Este trabalharia junto comos demais operários, com a função de coordenar o grupo e substituir qualquer um que venha faltar, eliminando esse tempo entre um trabalhador e outro, considerado “tempo morto” e que não agrega...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Toyotismo
  • Toyotismo
  • toyotismo
  • TOYOTISMO
  • TOYOTISMO
  • Toyotismo
  • Toyotismo
  • toyotismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!