Toyotismo

Páginas: 3 (515 palavras) Publicado: 30 de julho de 2014
Toyotismo
Após o desenvolvimento do Fordismo nos Estados Unidos, na primeira metade do século XX, o Japão se encontrou em um cenário totalmente desfavorável à implementação desse sistema deprodução. O Fordismo tinha como característica principal a produção em massa, sendo necessários enormes investimentos e uma grande quantidade de mão de obra.
Toyotismo é o modelo japonês de produção, criadopelo japonês Taiichi Ohno e implantado nas fábricas de automóveis Toyota, após o fim da Segunda Guerra Mundial. Nessa época, o novo modelo era ideal para o cenário japonês, ou seja, um mercado menor,bem diferente dos mercados americano e europeu, que utilizavam os modelos de produção Fordista e Taylorista.
Na década de 70, em meio a uma crise de capital, o modelo Toyotista espalhou-se pelomundo. A idéia principal era produzir somente o necessário, reduzindo os estoques (flexibilização da produção), produzindo em pequenos lotes, com a máxima qualidade, trocando a padronização peladiversificação e produtividade. As relações de trabalho também foram modificadas, pois agora o trabalhador deveria ser mais qualificado, participativo e polivalente, ou seja, deveria estar apto a trabalhar emmais de uma função.
As principais características do modelo Toyotista são:
Flexibilização da produção – produzir apenas o necessário, reduzindo os estoques ao mínimo.
Automatização – utilizandomáquinas que desligavam automaticamente caso ocorresse qualquer problema, um funcionário poderia manusear várias máquinas ao mesmo tempo, diminuindo os gastos com pessoal.
Just in time (na hora certa) –sem espaço para armazenar matéria- prima e mesmo a produção, criou-se um sistema para detectar a demanda e produzir os bens, que só são produzidos após a venda.
Kanban (etiqueta ou cartão) – métodopara programar a produção, de modo que o just in time se efetive.
Team work (trabalho em equipe) – os trabalhadores passaram a trabalhar em grupos, orientados por uma líder. O objetivo é de ganhar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Toyotismo
  • Toyotismo
  • toyotismo
  • TOYOTISMO
  • TOYOTISMO
  • Toyotismo
  • toyotismo
  • Toyotismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!