Toxoplasmose

Páginas: 101 (25133 palavras) Publicado: 17 de abril de 2014
1. INTRODUÇÃO

A utilização de marcadores sorológicos em ensaios (exames) de IgG/M para toxoplasma tem demonstrado ser um método seguro no estabelecimento de estado imunológico na avaliação da suscetibilidade para a infecção de Toxoplasma gondii. A presença de anticorpos IgG indica que o indivíduo foi infectado com toxoplasma no passado, porém o nível de reatividade não indica quando ainfecção ocorreu.
A presença de anticorpos IgM para toxoplasma nos ensaios (exames), é utilizada para qualificar o anticorpo IgM anti T. gondii que se presume originar a partir de uma infecção aguda, recente, ou reativada de toxoplasmose.
O Toxoplasma gondii é um parasita protozoário intracelular que afeta aves e mamíferos, tendo gatos como seus hospedeiros principais. A infecção é tipicamentedisseminada através da ingestão de carnes cruas ou mal cozida contendo cistos ou através do contato com fezes de gato infestadas com oocistos. O clima, os hábitos alimentares, e a presença de gatos influenciam a prevalescência de Toxoplasma gondii que varia consideravelmente com a localização geográfica e a idade. Em indivíduos imunocompetentes saudáveis, as infecções são geralmente assintomáticas esubclínicas. Se a toxoplasmose for diagnosticada, através e principalmente por marcadores sorológicos durante os primeiros estágios da infecção, a doença pode ser tratada eficazmente com terapia antibiótica.
Em gestantes, a infecção de Toxoplasma gondii é potencialmente ameaçadora ao feto. O risco de a gestante transmitir a infecção ao feto é de aproximadamente 25% no primeiro trimestre e atéaproximadamente 65% no terceiro trimestre (LITWIN et al, 1997). Quanto mais cedo na gestação a mãe for contaminada, mais severa poderá ser a toxoplasmose congênita do feto. Se o feto for infectado, o recém nascido pode apresentar sintomas como linfadenopatia, corioretinite, microcefalia e calcificação cerebral.
Em populações imunodeprimidas, como os pacientes com câncer fazendo quimioterapia, pacientestransplantados, e pacientes com AIDS, o Toxoplasma gondii pode tornar-se um patógeno oportunista importante levando a infecções críticas ou fatais, o estado imunodeprimido desses pacientes pode levar a reativação de infecções latentes, e esses pacientes podem apresentar sintomas como dores de cabeça, confusão, febre, e deficiência neurológica focal.
Devido à dificuldade de isolamento do organismo, ostestes para detecção do IgM anti-toxoplasma são usados em conjunto com informações clínicas no diagnóstico da infecção de Toxoplasma gondii. Em pacientes com toxoplasmose, o anticorpo IgM anti T. gondii aumenta durante a fase aguda da infecção, porém pode estar presente por vários meses. Um resultado positivo confirmado da presença de IgM anti-T. gondii supõe uma infecção atual ou recente. Nocaso de infecções reativadas em indivíduos imunodeprimidos, ainda não foi demonstrada uma resposta imunológica IgM. A presença de anticorpos IgG anti T. gondii indica que o indivíduo já foi infectado no passado, porém o nível de reação não indica quando a infecção.














2.0 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
2.1 Histórico
A infecção causada pelo protozoário Toxoplasma gondii édenominado Toxoplasmose. Foi reconhecido pela primeira vez no Brasil, na cidade de São Paulo, por Alfonso Splendore em julho do ano de 1908. Este pesquisador de origem italiana e radicado no Brasil ao trabalhar com coelhos em seu laboratório observou uma doença cujo quadro anatomopatológico era semelhante ao dá Leishmaniose Visceral Humana. Apresentaram uma descrição completa das lesões patológicas e doscorpúsculos parasitários presentes na forma livre e intracelulares isolados e agrupados em diversos tecidos dos animais infectados. Em 26 de outubro do ano de 1908, Nicolle e Manceaux do Instituto Pasteur da Tunísia, descreveram um microrganismo semelhante ao que foi observado por Splendore em células mononucleares do baço e do fígado de um roedor norte africano, o Ctenodactylus gondii. A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Toxoplasmose
  • toxoplasmose
  • Toxoplasmose
  • Toxoplasmose
  • Toxoplasmose
  • Toxoplasmose
  • toxoplasmose
  • Toxoplasmose

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!