Toxoplasmose

Páginas: 7 (1716 palavras) Publicado: 13 de março de 2014
TOXOPLASMOSE:

O que é?
Toxoplasmose é uma doença infecciosa, congênita ou adquirida, causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii, encontrado nas fezes dos gatos e outros felinos. Homens e outros animais também podem hospedar o parasita.
Agente Etiológico: Toxoplasma Gondii.
Hospedeiro:
Hospedeiros intermediários: Animais de sangue quente (aves e mamíferos), incluindo o homem.Nestes animais ocorre apenas o processo de reprodução assexuada ou extra-intestinal do parasita, com a formação de cisto tecidual, na fase crônica da infecção, principalmente em tecido nervoso, retina, musculatura cardíaca e esquelética.
Hospedeiros definitivos: Os felinos são os únicos hospedeiros definitivos do Toxoplasma.
Nos felídeos pode ocorrer tanto a reprodução assexuada como a sexuada ouentérica (com a diferenciação do parasita e a formação dos oocistos imaturos, que são eliminados com as fezes).

Modo de Transmissão:

Após a infecção em um gato, por exemplo, ele irá eliminar cistos (formas resistentes do parasita) nas fezes por um período máximo de quinze dias.
Acontece que esses cistos ficam no solo por até mais de um ano e podem contaminar alimentos e serem transportadaspor moscas, baratas e até minhocas.
Os gatos se contaminam geralmente ingerindo carne contaminada, seja servida pelos donos ou ingerindo suas presas, como ratos e pássaros.

A toxoplasmose pode ser adquirida pela ingestão de alimentos contaminados — em especial carnes cruas ou mal passadas, principalmente de porco e de carneiro, e vegetais que abriguem os cistos do Toxoplasma, por terem tidocontato com as fezes de animais hospedeiros ou material contaminado por elas mesmas.
A toxoplasmose pode ser transmitida congenitamente, ou seja, da mãe para o feto, mas não se transmite de uma pessoa para outra.
Por ingestão de cistos presentes em dejetos de animais contaminados, particularmente gatos, que podem estar presentes em qualquer solo onde o animal transita. Mais comum no nosso meio.Por ingestão de carne de animais infectados (carne crua ou mal-passada), mais comum na Ásia.
Por transmissão intra-uterina da gestante contaminada para o feto (vertical).
Uma quarta forma de transmissão pode ocorrer através de órgãos contaminados que, ao serem transplantados em pessoas que terão que utilizar medicações que diminuem a imunidade (para combater a rejeição ao órgão recebido), causa adoença.


Sintomas:

A infecção nos humanos é assintomática em 80 a 90 % dos casos, isto é, não causa sintomas, e pode passar despercebida naqueles pacientes cuja imunidade é normal. As defesas imunológicas da pessoa normal podem deixar este parasita “inerte” no corpo (sem causar dano algum) por tempo indeterminado.
Naquelas pessoas que possuem a imunidade preservada ocorrem sintomas somenteem 10% dos casos.
Os sintomas são muito variados, dependentes também da imunidade do paciente.
O início dos sintomas pode variar de cinco a 30 dias após a contaminação.
Sintomas mais comuns:
Febre;
Manchas pelo corpo;
Cansaço;
Dores no corpo;
Linfadenopatia, ou seja, ínguas espalhadas pelo corpo;
Dificuldade para enxergar que pode evoluir para cegueira;
Lesões na retina.
Sintomas nosAnimais:
Os sinais e sintomas clínicos geralmente não estão associados ao ciclo enteroepitelial nos gatos. Após a infecção, excretam oocistos em suas fezes durante três semanas, aproximadamente e tornam-se infectantes (esporulados) em dois ou três dias. Os sinais e sintomas clínicos da toxoplasmose podem ocorrer em hospedeiros intermediários, inclusive os gatos, durante a fase aguda da infecçãoextra intestinal.

Período de Incubação: De 10 a 23 dias, quando a fonte for à ingestão de carne; de 5 a 20 dias, após a ingestão de oocistos de fezes de gatos.

Manifestação Clinica:
Podemos distinguir algumas manifestações mais chamativas:

Toxoplasmose febril
Febre e manchas pelo corpo como sarampo ou rubéola; pode haver sintomas localizados nos pulmões, coração, fígado ou sistema...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • toxoplasmose
  • Toxoplasmose
  • Toxoplasmose
  • Toxoplasmose
  • Toxoplasmose
  • toxoplasmose
  • Toxoplasmose
  • toxoplasmose

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!