toxolasmose

675 palavras 3 páginas
TOXOPLASMOSE
A toxoplasmose é uma doença infecciosa causada pelo protozoário parasita esporozoário Toxoplasma Gondii, da família Toxoplasmatidae, as taxas de ocorrências da infecção são maiores em lugares do mundo com clima quente e úmido e em altitudes menores, infectando também grande número de invertebrados de sangue quente como o homem, animais e outros.
A toxoplasmose não é transmitida de pessoa para pessoa, exceto em casos de mãe para bebê (congênita) transfusão de sangue e transplante de órgãos, onde o doador já havia sido contaminado. As formas mais comuns de transmissão são através da alimentação, de animais (zoonose) e de mãe para bebê. Na transmissão através da alimentação, a pessoa contrai o parasita comendo carne contaminada não bem cozida, ou comer alimento contaminado por faca ou utensílios que tiveram contato com a carne crua contaminada; a transmissão por animais como o gato que contrai a doença ao comer ratos, pássaros contaminados, no intestino os protozoários se desenvolvem e são eliminados pelas fezes na forma de oocisto, o qual as pessoas podem engolir acidentalmente ao entrarem em contato com as fezes ou as moscas e baratas transmitirem para os alimentos, e podem beber água contaminada pelo parasita também. Na toxoplasmose congênita, a mãe que foi infectada recentemente pelo parasita passa para o feto, o qual pode apresentar a hidrocefalia, convulsões, atrofia cerebral, anemia, problemas no fígado e alterações oculares. No organismo humano os protozoários se multiplicam e atacam todos os órgãos através do sangue causando infecção generalizada, deficiência neurológica, inflamação nos olhos, complicações musculares, hepatite, pancreatite, complicações musculares, hepáticas, pancreáticas e complicações nos gânglios linfáticos.
A maioria das pessoas saudáveis se recuperam da toxoplasmose sem tratamento, as quais ficam doentes podem ser tratadas com uma combinação de remédios como a sulfadiazina, pirimetamina e acido fólico na dosagem indicada

Relacionados

  • diagnostico de toxolasmose
    3186 palavras | 13 páginas
  • Resumo de Virologia parte 1
    2674 palavras | 11 páginas
  • Hpv !!! você conhece !!!
    4768 palavras | 20 páginas