Toxocológicos

Páginas: 2 (335 palavras) Publicado: 27 de agosto de 2011
ASPECETOS TOXICOLÓGICOS DE SOLVENTES ORGÂNICOS ESPECÍFICOS

BENZENO

O benzeno é um líquido, volátil, inflamável, de elevada lipossolubilidade e praticamente insolúvel em água. Um solvente para oqual o conhecimento do mecanismo de biostransformação é essencial para avaliação da toxicidade.

Utilização industrial e em laboratórios

- Indústrias de síntese química onde o benzeno participado processo de síntese química de vários compostos;

- Indústria petroquímica, é utilizado como matéria prima para a produção de etilbenzeno, estireno, poliestireno, ciclo hexano, nitrobenzeno, etc.- Siderúrgicas que utilizam carvão mineral.

Toxicocinética: absorção e biotransformação

O benzeno é absorvido por vias cutânea e pulmonar:

- Via pulmonar: o benzeno é rapidamenteabsorvido, sua concentração sanguínea atinge um pico máximo em poucos minutos, mas decai com a saída rápida do composto para os tecidos, pode ser biotransformado no organismo, a nível hepático e, em menorproporção da medula óssea. As enzimas presentes na biotransformação hepática do benzeno estão presentes na fração microssômica do fígado.

Toxicodinâmica: Ação tóxica

O benzeno é irritante de pele emucosas, sua principal ação tóxica, em exposição aguda, é a depressão do SNC. Em exposição crônicas destaca-se a ação mielotóxica que resulta em lesões graves como a progressiva degeneração da medulaóssea e aplasia medular.

E extensão destas alterações depende de fatores individuais, intensidade e duração de exposição.

Sintomatologia e tratamento

- Intoxicações agudas: quando o benzenoé inalado em altas concentrações poderá desenvolver edema pulmonar e hemorragias locais. Os sintomas agudos sistêmicos variam de acordo com a intensidade da exposição. Níveis baixos – efeitos iniciaisde embriaguez, com cefaléia, tonturas e tremores; Em níveis mais elevados – náuseas, vômitos, visão turva e sonolência.

- Intoxicações crônicas: resultantes da exposição ao solvente é denominada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!