Toxicômacos de identidade

453 palavras 2 páginas
Após ter realizado a leitura do texto “Toxicômanos de Identidade – subjetividade em tempo de globalização” de Suely Rolnik, entendi que a autora conceituou a categoria IDENTIDADE no contexto contemporâneo, partindo de uma reflexão onde o subjetivo em tempo globalizado esta ocasionando deformações nas estruturas familiares, e consequentemente na sociedade como um todo, pelo excesso de influencias externas nas formações de conceitos na base da construção da identidade pessoal.
Desta forma os valores da família, culturais, religiosos de constituição próxima, local e sólida, que nos eram ensinados por nossos familiares, ficaram vulnerabilizados, e considerados em muitas vezes posturas antiguadas, por não corresponderem as expectativas de mercado, ditadas por modismos, consumismos e valores comportamentais constantemente mutantes.
O imediato e livre acesso a todo tipo de informação, quando não recebido, e/ou entendido, por pessoa que possua adequada capacidade de discernimento, e valores introjetados concretos, transforma-se em veneno altamente destrutivo a constituição de uma IDENTIDADE própria. A subjetividade proporcionada pela globalização, confunde, distorce e vulnerabiliza a formação de uma IDENTIDADE própria e pessoal, quando recebida por cidadão ainda não completamente pronto intelectualmente. Produz no mesmo o entendimento que as necessidades momentâneas de um mercado inconstante comercial, pessoal e comportamental, são extremamente relevantes para sua satisfação, interferindo diretamente na formação de sua IDENTIDADE.
O texto aborda o tema subjetividade em tempo de globalização com uma linha de raciocínio linear, ao afirmar que a tendência atual pela busca de sentido de "ser" frente ao sentido global e flexível, esvazia o processo de criação e de pensamento. Logo, o sentimento de "vazio existencial" provocado pelo sistema de globalização, que almeja planificar as culturas acabam por trazer conceitos negativistas para a subjetividade. Assim termos como

Relacionados

  • PEDIDO DE REVOGAÇÃO E U LIBERDADE PROVISORIA - ENTORPECENTES
    5438 palavras | 22 páginas
  • Livro Tavares A Depress O Como Mal Estar Contempor Neo Medicaliza O E Ex Sist Ncia Do Sujeito Depressivo
    53157 palavras | 213 páginas