TOXICOLOGIAA

Páginas: 23 (5595 palavras) Publicado: 2 de junho de 2015
UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - UNIARP
CURSO DE FARMÁCIA



MICHELE DAIANE DE OLIVEIRA



XENOESTROGENOS















CAÇADOR
2014
MICHELE DAIANE DE OLIVEIRA





BISFENOL A


Trabalho apresentado como exigência para obtenção de nota na disciplina de Toxicologia, do Curso de Farmácia, ministrada pela UNIARP- Caçador, sob orientação do professor Marcio Bolzan.












CAÇADOR2014

INTRODUÇÃO
Xenoestrogenos são considerados um tipo de “xeno-hormonio” que se comporta como estrogênio . Eles são amplamente utilizados como compostos industriais, tais como PCB , BPA e ftalatos , com efeitos estrogênicos sobre um organismo vivo, embora difiram quimicamente de substâncias naturalmente estrogenicas produzidas pelo sistema endócrino do organismo. Seu potencial de impacto na saúdehumana e ecológica está atualmente sob estudo extensivo por muitas instituições científicas e pesquisadores independentes.
A Molécula Xenoestrogênica, palavra é derivada do grego ξένο (xeno, o que significa estrangeiro), οἶστρος (estro, ou seja, desejo sexual) e γόνο (gene, que significa “gerar”) significando literalmente “estrogênio estrangeiro”. Xenoestrogenos também são chamados “hormôniosambiental” ou “EDC” (desreguladores endócrinos compostos). A maioria dos cientistas que estudam xenoestrogenos, incluindo “The Endocrine Society”, os consideram como sérios riscos ambientais, com efeitos perturbadores hormonais em animais selvagens e seres humanos.
Como um grupo heterogeneo de substâncias químicas, agentes hormonalmente ativos, xenoestrogenos são semelhantes a outros estrogenios, taiscomo fitoestrogenios (substâncias estrogénicas a partir de plantas) e mycoestrogenos (substâncias estrogênicas de fungos , que podem ser consideradas como um tipo de micotoxinas). Xenoestrogenos incluem estrogenios farmacológicos (ação estrogénica é um efeito pretendido, como na droga etinil estradiol utilizado em pílula ), mas outros produtos químicos podem também ter efeitos estrogênicos.Xenoestrogenos foram introduzidos no ambiente por empresas industriais, agrícolas e químicas aos consumidores só nos últimos 70 anos, mas archiestrogenos têm sido uma parte onipresente no ambiente mesmo bem antes da existência da raça humana, uma vez que algumas plantas (cereais e as leguminosas) estão usando substâncias estrogênicas, possivelmente como parte de sua defesa natural, contra animaisherbívoros, controlando a sua fertilidade.
Efeitos
Xenoestrogenos têm sido relacionados em uma variedade de problemas médicos, e durante os últimos 10 anos muitos estudos científicos têm encontrado provas de efeitos adversos na saúde humana e animal.
Há uma preocupação de que xenoestrogenos podem agir como “falsos mensageiros” e interromper os processos de reprodução. Xenoestrogenos, como todos osestrogenio, pode aumentar o crescimento do endométrio, os tratamentos para a endometriose devem evitar este tipo de produto, devem ser evitados, a fim de prevenir o aparecimento ou agravamento de adenomiose . Estudos têm observam perturbações na vida selvagem com a exposição estrogênica, por exemplo, a alta do assentamento humano, incluindo o escoamento e a água saindo das estações de tratamento liberamuma grande quantidade de xenoestrogenos em córregos, que levam a alterações imensas na vida aquática. Como um fator de bioacumulação, os peixes são extremamente sensíveis aos poluentes.
Ao comparar os peixes de uma estação de tratamento de águas residuais e abaixo de uma estação de tratamento de águas residuais, estudos encontraram histopatologia ovariano e testicular interrompida, inter-sexgonadal, redução do tamanho das gônadas, indução vitelogenina, além de sexo alterados.
As razões de sexo alterado são mais tendenciosas ao sexo feminino porque xenoestrogenos interrompem a configuração gonadal causando reversão sexual completa ou parcial. Concentrações de esperma e os perímetros da motilidade são reduzidos em peixes machos expostos a xenoestrogenos além de perturbar as fases da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!