Toxicologia, etanol, coroformio, gasolina

1889 palavras 8 páginas
Toxicologia

Clorofórmio:
Pode ser fatal se for aspirado ou inalado. Causa irritação à pele, olhos e trato respiratório. Afeta Sistema Nervoso Central, rins, Sistema Cardiovascular e fígado. Pode causar câncer dependendo do nível e duração de exposição.
Efeitos potenciais à saúde:
Inalação
Atua como um anestésico relativamente potente. Irrita área respiratória afeta o sistema nervoso central e causa enxaqueca, sonolência, vertigem. Exposição a concentrações mais altas pode resultar em inconsciência e morte. Pode causar desordens sanguíneas. Exposição prolongada pode conduzir a morte devido ao batimento irregular do coração e desordens de fígado e rim.
Ingestão
Causas queimaduras severas na boca e garganta, dor no tórax e vômito. Quantidades grandes podem causar sintomas semelhantes aos causados pela inalação.
Contato com a pele
Causa irritação à pele, sendo os sintomas mais frequentes vermelhidão, coceira e dor. Pode ser absorvido pela pele.
Contato com os olhos
Causa irritação, vermelhidão e dor.
Exposição crônica
Contato prolongado ou repetido com a pele pode causar dano para o sistema nervoso, coração, fígado e rins. Contato com líquido pode causar irritação crônica de pele como rachaduras e ressecamento e dermatite subsequente. Clorofórmio é suspeito de ser um carcinógeno huma

Medidas em caso de incêndio
Fogo
Perigo de fogo leve quando exposto a altas temperaturas; caso contrário, praticamente não inflamável.
Explosão
Recipientes fechado hermeticamente podem explodir quando aquecidos.
Meio de extinção de fogo
Usar qualquer medida apropriada para extinguir o fogo, se ocorrer.

Controle de exposição e proteção pessoal
Sistema de Ventilação: um sistema de exaustão local ou geral é recomendado para manter a exposição do usuário(a) a menor possível. O sistema local é preferível porque controla a emissão do contaminante em sua origem, prevenindo dispersão dele numa área maior.
Respiradores pessoais: para as condições de uso em que há

Relacionados