toxicidde

580 palavras 3 páginas
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Faculdade de Farmácia
Disciplina: Química Analítica Farmacêutica Experimental I
Aluna: Marianna Andrade

Toxicidade dos cátions em suas formas de carbonato, sulfato, cloreto ou nitrato

As+3 (Tricloreto de Arsênio: AsCl3)
Para o ser humano, o arsênio trivalente (arsenito) é 60 vezes mais tóxico do que a forma oxidada pentavalente (arsenato). Dentre os vários efeitos sobre a saúde humana, associados a um longo período de exposição ao arsênio, citam-se disfunções cardiovasculares, desordens neurológicas, diabetes, desordens hematológicas, câncer em diferentes órgãos (fígado, pele, rins), arteriosclerose, entre outros. Além disso, é venenoso se inalado e ingerido e pode causar irritação à pele e aos olhos, se em contato com os mesmos. Pb+2 (Nitrato de chumbo (II): Pb(NO3)2 )

Na ingestão, há envenenamento agudo. Os sintomas incluem gosto metálico na boca, garganta seca, dores abdominais, vômitos, diarreia, colapso da circulação periférica, fraqueza muscular, dor de cabeça, insônia, danos nos rins, coma e morte. Os efeitos crônicos são: dor de cabeça, insônia, anemia, vômito persistente, distúrbios visuais, irritabilidade, cansaço, delírio, alucinações, convulsões e coma. As exposições prolongadas causam danos nos rins e sistema nervoso central.
Hg2+2 (Nitrato de Mercúrio (I): Hg2(NO3)2
O nitrato de mercúrio possui uma fácil penetração transcutânea e por esse motivo pode provocar dores musculares, inflamação, corrosão local e destruição da pele e mucosas. O contato com os olhos provoca lesões graves podendo danificar córnea. Se ingerido e inalado, danifica as mucosas dos tratos gastrintestinal e respiratório (sabor metálico, náuseas, vômitos, dor abdominal, diarreia sanguinolenta, queimaduras intestinais, edema de glote). Os principais sinais manifestam-se no sistema nervoso central (alteração da fala, visão e sensibilização, perda de memória, alucinações e delírio).
Hg +2 (Cloreto de Mercúrio (II): HgCl2)
O

Relacionados