totem e tabu

Páginas: 9 (2006 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2014
Universidade feral de Rondônia
UNIR




Carina Paes Campos
Walcir Dione Da Silva Ribeiro





Totem e Tabu

Prof° Ms. Adilson Siqueira de Andrade






PORTO VELHO-RO
2014
O presente trabalho tem por objetivo realizar uma análise do texto Totem e Tabu (1913) de Sigmund Freud, onde a obra retrata de um homem primitivo contemporâneo. O autor por meio de seus conhecimentosantropológicos da época e psicanalíticos tentara formula uma hipótese. Assim, estuda o material pesquisado sobre os aborígenes da Austrália, onde a sua base social se relaciona com a evitação de relações sexuais incestuosas. A sociedade pesquisada não tinha uma instituição religiosa, tinham em seu lugar o Totemismo e o Tabu.
PARTE I – O HORROR AO INCESTO
O Totem seria o animal – comível einofensivo ou perigoso e temido, raramente um vegetal ou fenômeno natural que mantem relação peculiar com todo o clã (são grupos menores da tribo – cabe não matar nem destruir seu totem). É o antepassado comum do clã e seu espirito guardião e auxiliar.
O caráter totêmico, e inerente não só ao animal ou entidade individual, mas a todas as determinadas classes, nas festas imitam movimentos e atributosdo totem. O totem pode ser herdado tanto pela linhagem masculina quanto pela feminina.
O Totemismo e a Exogamia foram observados ocorrendo conjuntamente, assim, existia a lei que proibia as relações sexuais – o casamento – entre pessoas do mesmo totem, os totens são hereditários não mutáveis pelo casamento.
A linhagem totêmica feminina e a, mas antiga, as proibições só dirigidas principalmentecontra os desejos incestuosos do filho. No sistema totêmico observa-se o indivíduo referenciado ao grupo – sua família.
A exogamia totêmica, como um meio apropriado de impedir o incesto grupal, foi tornando-se mais complexa pela divisão em fratrias e subfratrias. Que seria a Neste sistema de classes matrimoniais aparece uma tendência a ampliar a proibição que recai sobre o incesto natural e degrupo, tornando-a extensiva ao casamento entre grupos de parentes de grupos mais distantes, como por exemplo, a igreja católica quando estendeu a proibição do casamento entre irmãos e irmãs e à do casamento entre primos e primas.
PARTE II – TABU E AMBIVALÊNCIA EMOCIONAL

Tabu– Termo polinésio.
Antigos romanos: “sacer”
Gregos: “ äyos”
Hebreus: “kadesh”
Tabu – traz em si um sentido de algoinabordável, sendo principalmente expresso em proibições e restrições. Diferente das proibições morais e religiosas não se baseia em nenhuma ordem divina, mas se impõem por conta própria. Não tem fundamento, são de origem desconhecida, são aceitas como naturais.
Wundt caracteriza o tabu como uma das formas, mas antigas de caracterização de código de leis do homem. Quando ocorre transgressão do tabuo próprio agredido/ violado se vinga. Atribui-se a pessoas e objetos uma “mana”. “Mana: entre os melanésios, o conjunto de forças sobrenaturais proveniente dos espíritos e que operam num objeto ou numa essa” (dicionário novo Aurélio).
“Wundt divide as proibições do tabu entre os australianos em três classes: 1) Tabus sobre animais: proibições de comê-los ou matá-los – núcleo do totemismo; 2)Tabus sobre seres humanos: recai sobre pessoas em situações inusitadas: adolescentes, mulheres durante a menstruação e após parto, recém-nascidos, enfermos e acima de tudo mortos.”
O tabu originalmente nada mais é que o temor objetivado do poder demoníaco que se acredita jazer oculto num objeto-tabu. Depois parece desenvolver-se numa base própria independente da crença em demônios. Desenvolve-se nasnormas de costume e da tradição e finalmente da lei. O tabu sob o ângulo da psicanálise leva à comparação entre a neurose obsessiva e a restrição tabu. Assim os obsessivos sofreriam de uma doença do tabu. Como no tabu, a principal proibição, o núcleo da neurose, é contra tocar – fobia de contato.
Pontos de concordância entre as praticas do tabu e os sintomas obsessivos, o fato de faltar às...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Totem e tabu
  • Totem e Tabu
  • Totem e tabu
  • Totem e Tabu
  • Totem e tabu
  • Totem e tabu
  • Totem e Tabu
  • totem tabu

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!