TOTEM INFORMATIVO

1851 palavras 8 páginas
Totem Informativo :

Sistema multimídia de auto-atendimento e seus usuários

Eduardo K. Piveta – bidu.sma@zaz.com.br

Santos Viana – santosviana@zipmail.com.br, santos@inf.ufsm.br

Walter Priesnitz Filho - wally1@zaz.com.br

Palavras-chave : Multimídia, Interação Homem-Máquina, Toolbook.

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral a apresentação de um sistema multimídia de auto-atendimento denominado Totem Informativo, com o intuito de descrever os conceitos utilizados para o desenvolvimento do mesmo, suas características e o perfil de seus usuários.

Introdução

Atualmente o desenvolvimento de sistemas de informação vem tomando uma nova forma, melhorando a comunicação entre o sistema informatizado e o usuário final. Essa comunicação é feita através do estabelecimento de interfaces, que permitem a troca de informações de uma maneira interativa.

Os sistemas de informação normalmente buscam automatizar tarefas antes desempenhadas manualmente, de modo a reduzir a necessidade de pessoas que auxiliem quanto ao uso dos mesmos, criando um sistema de auto-atendimento.

Como exemplo disso, podemos citar os terminais de auto-atendimento em instituições financeiras, balcões de informação e urnas eletrônicas.

Os sistemas de auto-atendimento, através de uma interface, simplificam processos à nível de máquina a fim de tornar agradável e fácil a realização do que se deseja fazer, por exemplo: pagar uma conta, obter informações de um local ou votar em um candidato.

Interação homem-máquina

A interação homem-máquina é uma troca de informações onde os agentes interagem mútuamente. Esta troca ocorre por intermédio de uma interface: um conjunto de canais de informação onde é realizada a troca de dados; é o elo de ligação entre o homem e o computador.

As informações demonstradas nesta interface são necessárias para o uso efetivo do computador através de tendências que servem de base para a organização do campo visual.

A interação homem-máquina vem

Relacionados