totalitarismo00

432 palavras 2 páginas
The fog of war
Marisa Proprentner RI manhã
Bibliografia tbm -> Fog of War: Eleven Lessons from the Life of Robert S. McNamara. Sob a Névoa da Guerra: Onze Lições da Vida de Robert S. McNamara.

As 11 lições de Robert Macnamara:
1- Sinta empatia pelo inimigo. Aqui, ele indica que a crise cubana dos mísseis terminou pacificamente mas depois ele observa que ninguém em Washington que a agenda nacionalista de Ho Chi Minh não tinha conexão com a Guerra Fria.
2- Racionalidade não irá nos salvar. Aqui, ele reflete que em três ocasiões EUA estavam perto de lançar ataques nucleares, enquanto ele era secretário de Defesa, mas os valores humanos impediram a loucura.
3- Existe algo superior a uma pessoa. Aqui, ele reflete que os decisores devem pensar fora da caixa.
4- Maximize a eficiência. LeMay foi o único comandante interessado em eficiência alvo.
5 - Proporcionalidade deve ser uma meta de guerra. MacNamara sugere que a estratégia de LeMay, feito o uso de duas bombas nucleares sobre as cidades japonesas, eram completamente desnecessária
6 - Consiga informações. Ele toma o crédito para a introdução do cinto de segurança do automóvel para salvar vidas, em seguida, tentou estender o mesmo princípio para sua tomada de decisão em Washington.
7- Acreditar e ver, os dois podem falhar.
8- Esteja preparado para reanalizar seu pensamento. Ele se refere a Bush nessa frase, que a política deve ser repensada. Aqui, ele se refere a Resolução do Golfo de Tonkin, que baseou-se em informações incorretas.
9- Para fazer o bem, você pode ter que fazer o mal. Aqui, ele afirma que os fins nunca justificam os meios.
10- Nunca diga nunca.. Aqui, MacNamara é obscuro para explicar o que ele significa, como ele confessa que foi demitido de suas funções como secretário de Defesa logo após escrever um memorando para o presidente Lindos Johnson, que defendia a retirada do Vietnã.
11- Você não pode mudar a natureza humana. Aqui ele admite que cometeu erros e muitos como secretário.

Relacionados