Totalitarismo nos eua

Páginas: 12 (2871 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Curso de Relações Internacionais



Aspectos totalitários da política norte-americana
Totalitarian Aspects on North American Politics


Resumo
O presente trabalho pretende rever o conceito e a imagem norte-americana de democracia liberal, uma vez que o governo aproveitou a fragilidade da população após os ataques de 11 de setembro para aumentar o controle sobre as atividades dosindivíduos e, a partir do pretexto de combater o terrorismo, o Estado norte-americano intervém em outros Estados em busca de seus interesses econômicos.

Palavras-chave: Totalitarismo, sociedade de massa, indivíduo, democracia, liberdade



Introdução
Neste artigo, apresento fatos que levam a acreditar que os Estados Unidos não possuem caráter democrático, tanto por análise histórica quanto poracontecimentos recentes, que mostram certa similaridade com um regime totalitário. Os fatos aqui abordados se tratam não apenas da política externa quanto também da política interna norte-americana.
De acordo com John M. Owen (1994, p.89), uma democracia liberal é definida
“como um Estado que instancia idéias liberais, onde liberalismo é a ideologia dominante e cidadãos têm influência sobredecisões de guerra. Ou seja, democracias liberais são aqueles Estados com uma visível presença liberal, e que sejam presentes a liberdade de expressão e eleições competitivas regulares dos oficiais com poderes de declarar guerra.”
Em sua teoria, o autor defende que os indivíduos almejam a liberdade e a paz, e, em um regime democrático, os cidadãos têm influência nas decisões políticas. Logo, os Estadosdemocráticos buscam os interesses dos cidadãos e, portanto, suas políticas tendem a ser pacíficas em relação a outro Estado democrático.
Em outro extremo, tem-se o conceito de totalitarismo, apresentado por Hannah Arendt em sua obra. De acordo com a autora, o totalitarismo, como regime político, promove a dominação irrestrita e sem limites de todas as possíveis atividades autônomas por partedos cidadãos. Uma das principais características dos movimentos totalitários é a facilidade de substituição dos líderes, provavelmente por conta da facilidade de mudança de pensamento das massas. Esse caráter impermanente traz a certeza aos líderes que eles foram capazes de “contaminar seus súditos com aquele vírus especificamente totalitário que se caracteriza, entre outras coisas, pelaextraordinária adaptabilidade e falta de continuidade.” (ARENDT, 1989 p. 356). Tanto os regimes totalitários quanto seus líderes então vigentes se baseiam no apoio das massas. Hannah Arendt define massa como
“pessoas que, simplesmente devido ao seu número, ou à sua indiferença, ou a uma mistura de ambos, não se podem integrar numa organização comum, seja partido político, organização profissional ousindicato de trabalhadores. Potencialmente, as massas existem em qualquer país e constituem a maioria das pessoas neutras e politicamente indiferentes, que nunca se filiam a um partido e raramente exercem o poder de voto.” (1989 p. 361).
Uma sociedade de massas possibilita a um partido atingir e moldar um grupo que até então, não tinha sido atingido por outro partido, descartando, assim, a necessidadede contestar argumentos de oposição, o que facilita sua ascensão. O homem de massa é isolado, não tem laços/vínculos ou qualquer relação social normal, pois não tem nenhum interesse em comum (social, político ou econômico), o que traz a debilidade do instinto de autoconservação: o homem tem consciência de sua desimportância e dispensabilidade.
Outro fator caracterizante do movimento totalitárioé que qualquer atividade autônoma deve ser extinguida, afim de não criar laços entre os indivíduos. Com isso, chega-se a um ciclo em que, se um homem é acusado de algo, aqueles que antes faziam parte de seu circulo social concordam com as acusações e confirmam provas inexistentes, a fim de mostrar fidelidade ao Estado e se safar de perseguições. A partir de tal conduta, contatos íntimos são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • totalitarismo
  • Totalitarismo
  • TOTALITARISMO
  • Totalitarismo
  • O totalitarismo
  • totalitarismo
  • totalitarismo
  • Totalitarismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!