totais

Páginas: 4 (917 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2013
Colégio Anchieta









SIVAM & SIPAM




















Nome: Gustavo A. Policarpo
Geografia / Edson
nº:23 1ºEMC D-1ºinfo A








Sao Bernardo doCampo
SIVAM

O Sistema de Vigilância da Amazônia ou SIVAM é um projeto elaborado pelos órgãos de defesa do Brasil, com a finalidade de monitorar o espaço aéreo da Amazônia. Conta com uma parte civil, oSistema de Proteção da Amazônia, ou SIPAM.
Este projeto vinha a atender um antigo anseio das forças armadas que desejavam garantir a presença das forças armadas brasileira na Amazônia, com afinalidade de fazer frente a manifestações de líderes internacionais contra os direitos do povo brasileiro sobre esta região. Os sucessivos projetos de internacionalização da Amazônia fortaleceram estapercepção de ameaça sobre a soberania territorial da Amazônia Brasileira.
Para fazer frente a este tipo de ameaça, as Forças Armadas, juntamente com pesquisadores civis da região Amazônica propuseram aconstrução de uma ampla infra-estrutura de apoio à vigilância aérea e comunicação na região amazônica. Como parte do projeto SIVAM foi construída a infra-estrutura necessária para suportar a fixação deenormes antenas de radar, sistemas de comunicação, bem como de modernas aparelhagens eletrônicas. Também faz parte desta infra-estrutura a integração com o satélite brasileiro de sensoreamento remoto,que permite fiscalizar o desmatamento na Amazônia.
O SIVAM tem como finalidade o monitoramento da Amazônia Legal (que compreende a Região Norte do Brasil, o estado do Mato Grosso e parte do estadodo Maranhão). Para tanto, foram criados subsistemas de monitoramento com os seguintes objetivos:
Monitoramento da atividade aérea - cuja responsabilidade é Comandar a Aeronáutica, envolvendo a FIRAmazônica. Inclui no seu acervo de sensores, radares bidimensionais e tridimensionais, bem como a capacidade de integrar informações de aviões de alarme aéreo antecipado AEW, integrados por meio de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!