torçãop

2600 palavras 11 páginas
1. Introdução

A demanda por uma maior variedade de produtos, cada vez mais customizados às necessidades dos consumidores, é uma realidade atual. As empresas estão cada vez mais passando a produzir vários modelos de um mesmo produto em uma mesma linha de montagem, em lotes reduzidos, para alcançar uma maior satisfação e assim atender a este requisito de mercado. Segundo Silva et al. (2007), para evitar os desperdícios, principalmente os de espera, deve-se melhorar a sincronia entre as necessidades de produção e a capacidade da linha, nivelando a produção com a demanda. Dessa forma, na medida em que a demanda aumenta, ou diminui, deve-se ajustar o tempo de ciclo da linha alterando-se o ritmo de produção, através da inclusão ou retirada de recursos e/ou redistribuição de atividades entre os operadores. A isto se chama balanceamento das linhas de produção.

É importante ressaltar que uma linha de produção desbalanceada pode demandar custos à empresa, inclusive os de perda de oportunidade, ou seja, aqueles que dizem respeito ao não-atendimento de uma demanda. Entre os demais custos, pode-se citar ainda o excesso de produtos estocados e até mesmo o atraso de produção para uma demanda específica.

2. Balanceamento de linhas de produção

De acordo com Boysen et al. (2008), as linhas de montagem são sistemas de produção de fluxo em linha de grande importância para a produção industrial. Originalmente, as linhas de montagem foram desenvolvidas para uma produção em massa eficiente de produtos padronizados, projetadas para explorar uma alta especialização do trabalho e os efeitos de aprendizagem associados. No entanto, desde os tempos de Henry Ford e do famoso modelo T, os requisitos dos produtos e, conseqüentemente, os requisitos dos sistemas de produção têm mudado drasticamente. De fato, recentemente, as linhas de montagem têm ganhado importância na produção de um baixo volume de produtos customizados.

Segundo Moreira (2011), a linha de montagem

Relacionados