torneios

Páginas: 8 (1802 palavras) Publicado: 8 de maio de 2014
Torneio

Na Idade Média os torneios realizavam-se constantemente e tinham duas funções: a de entretenimento e para que os cavaleiros exercitassem a arte da guerra. Os torneios eram simulações de batalhas entre cavaleiros e começaram no século X. De imediato foram condenados pelo segundo Concílio de Latrão, sob o Papa Inocêncio II, e pelos reis da Europa, os quais se opunhamaos ferimentos e mortes de cavaleiros, no que eles consideravam uma atividade frívola. No entanto os torneios floresceram e tornaram -se parte da vida do cavaleiro. Os torneios começaram como simples competição entre cavaleiros tornando-se mais elaborados com o passar dos séculos. Tornaram-se importantes eventos sociais os quais atraiam patronos e competidores de grandes distâncias que lutavam de castelo em castelo. Foram construídas arenas especiais com bancadas para os espectadores e pavilhões para os combatentes. Os cavaleiros podiam competir individualmente ou em equipas. Eles lutavam entre si usando uma variedade de armas ( lanças, algumas com 4 metros de comprimento, maças e espadas) e simulavam batalhas corpo-a-corpo com muitos cavaleiros lado a lado. 

Disputas envolvendo dois cavaleiros lutandocom lanças tornaram-se o principal evento. Os cavaleiros competiam, tal como os atletas modernos, por prêmios, prestígio e olhares das damas que enchiam as bancadas. No século XIII, era de modo elevado o número de homens mortos em torneios que os líderes, incluindo o Papa, ficaram alarmados. Só num torneio em Colónia, morreram 1240 cavaleiros. O Papa queria todos os cavaleiros para lutaremnas Cruzadas na Terra Santa, ao invés de serem mortos em torneios. Assim as armas tornaram-se cegas e foram impostas regras como tentativa de reduzir a incidência de ferimentos. No entanto, feridas sérias e fatais continuaram a acontecer. Por exemplo, o Rei Henrique II de França foi mortalmente ferido num torneio que celebrava o casamento da sua filha. Os desafios pessoais terminavam geralmente em torneiosamistosos, mas os ressentimentos entre dois inimigos poderiam ser resolvidos numa luta até a morte. Os vencidos nos torneios eram capturados e pagavam um resgate aos vencedores em cavalos, armas e armaduras. Os arautos mantinham os registos dos recordes dos torneios. Um valente cavaleiro de baixa condição poderia assim acumular riquezas e deste modo atrair uma esposa abastada.
Na Idade Média nãohavia espaço para atletas. Apenas as atividades ligadas à guerra como a esgrima, torneios, arco e flecha e o lançamento do dardo eram valorizadas. 
O território estava dividido em feudos (doação, geralmente de terras) e os torneios passam a ser um jogo para a conquista e domínio de território. A participação em torneios também era uma forma de ascensão social. Um simples cavaleiro após uma conquistaimportante ou por seus serviços ao seu reino, poderia ganhar um título de nobreza que lhe garantia propriedades e respeito.



O torneio era uma atividade de equipe, como a guerra de verdade.
Na verdade, os torneios aconteciam entre duas fileiras de cavaleiros (também conhecidas como comunas) que permaneciam lado a lado um do outro formando uma massa compacta, inseparável, composta de dez,vinte ou trinta homens no máximo. Essa formação era cerrada como um punho. Um bloco único que os historiadores da época diziam: "se uma luva fosse jogada ao ar, tocaria forçosamente ao cair, num cavalo ou num cavaleiro; entre as suas lanças não poderia haver lugar para o vento passar”. O embate acontecia num campo aberto e acompanhado da infantaria munidas de arcos e lanças. Os nobres eram as peçaspreciosas e que deveriam ser protegidos a todo custo.
Na Idade Média, o torneio era uma constante e quase não havia interrupção.
Era mais do que a guerra de verdade. Os torneios eram um instrumento de distribuição de renda entre a cavalaria mais modesta e os nobres. Uma maneira rápida de enriquecer na época. Os vencedores ficavam com todos os bens do adversário (vestimenta, armaduras,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TORNEIO DAS
  • torneio
  • Torneio de PS2
  • Torneio de peteca
  • Torneio femass
  • Torneio Interescolar
  • Torneio de Basquete
  • Organização de Torneios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!