Torneamento

Páginas: 28 (6795 palavras) Publicado: 28 de maio de 2014
Sumário



Introdução
O torno mecânico tornou-se uma das maquinas ferramentas mais populares na indústria metalúrgica por sua versatilidade e quantidade das peças obtidas, com ele podemos usinar peças de forma geométrica obtida por revolução, possibilidade a transformação do material em estado bruto, em peças que podemos ter seções circulares, e quaisquer combinações destas secções. Atravésdo torno confeccionamos eixos, polias, pinos, e qualquer tipo de possível e imaginável de roscas, peças cilíndricas internas e externas, alem de cones, esferas e os mais diversos e estranhos formatos. O nosso trabalho busca apresentar as características que instrutivas e casos de aplicações dos modernos centros de torneamento CNC controlados, que permitem a usinagem completa de peças complexas apartir de barras nas tornearias automáticas. Alem de demonstrar a anatomia destas maquina, o trabalho apresenta a versatilidade de aplicações, apresentando as possibilidades de usinagens como torneamentos de perfis completos, utilização de ferramenta giratória para executar furações e fresamentos radiais ou axiais fora do centro da peça, assim como, a possibilidade de usinagem no lado posterior,onde foi realizada a operação de corte. A capacidade de executar simultâneas e outras características importantes, onde demonstra a possibilidade da maquina executar ciclos de trabalho extremamente rápidos.










O Torno
O torno é uma maquina-ferramenta que pode produzir peças com formas geométricas de precisão. O torno é usado em diversas operações aonde podemos obter formasdiversas, que pode ser produzido em grande escala ou em pequena escala.
As operações mais comuns no torno são: Torneamento cilíndrico interno e externo; Torneamento cônico com inclinação do carro edeslocamento do contra ponto; Torneamento de forma e sangramento; Furação com broca helicoidal; Alargamento; Escareamento; Recartilhado e Rosca com macho com tarraxa e com ferramenta deformam.
O mercado de máquinas operatrizes oferece grande variedade de tornos para satisfazer as inúmeras exigências da indústria. Baseados noscritérios já descritos anteriormente, estas máquinas podem apresentar-se de formas e tamanhos variados e com funções determinadas. Entre inúmeros tornos usados nas indústrias podem ser citados: torno universal, vertical, copiador, revólver, automático, semiautomático de cava, comando numérico, etc.
Partes Do Torno
As principais partes de um torno são: Bancada; Cabeçote motriz ou fixo; Placa;Carro; Cabeçote móvel; Motor; Polia; Correias; Caixa de mudança das velocidades de avanço; Alavanca de mudança das velocidades de avanço; Alavanca de inversão do movimento de avanço; Engrenagens de ligação entre eixo arvore e caixa de mudança; Alavanca de mudança de velocidade do eixo arvore; Fuso; Alavanca da porca do fuso; Vara; Porta-ferramenta; Carro superior; Carro transversal; Carro inferior;Volante para deslocamento longitudinal do carro; Vara de transmissão do motor; Contra ponta; Volante do avanço da contra ponta; Alavanca da embreagem, fricção e freio; Suporte para ajustar complemento do trem de engrenagens;
Acessórios Do Torno
Placas
Estes acessórios são empregados para fixar as peças que deverão ser usinados. Existem vários tipos de placas usadas de acordo com suasaplicações, entre as principais temos:
Placa universal
Dependendo do número de castanhas, ela pode fixar peças cilíndricas ou poligonais regular com um número de lados, múltiplo do número de castanhas. Esta placa tem vantagens por ser prática, devido seu funcionamento quando na centragem de peças garantindo a concentricidade da peça com o eixo principal de rotação do torno. As castanhas movimentam-se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • torneamento
  • Torneamento
  • Torneamento
  • Torneamento
  • TORNEAMENTO
  • Torneamento
  • torneamento
  • Torneamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!