TORCIDAS ORGANIZADAS DE FUTEBOL: VIOLÊNCIA, SEGURANÇA PÚBLICA E POLÍTICA DENTRO/FORA DE CAMPO.

1230 palavras 5 páginas
INTRODUÇÃO

“Quando já se viveu por muito tempo numa civilização específica e com frequência se tentou descobrir quais foram suas origens e ao longo de que caminho ela se desenvolveu, fica-se às vezes tentado a voltar o olhar para outra direção e indagar qual o destino que a espera e quais as transformações que está fadada a experimentar”, Sigmund Freud.

Este trabalho busca, em sua essência, explorar e abordar a raiz da problemática social e psicológica do torcedor fanático e do alto consumo futebolístico nas comunidades mais carentes.

DESENVOLVIMENTO

Amor e ódio, paz e guerra, lar e destruição, razão e insanidade. Palavras e reações tão divergentes derivam das vulgas torcidas organizadas, grupos que desde muito tempo vem trazendo a polêmica e a confusão, por onde quer que passem.
Originalmente, as torcidas organizadas deveriam apenas reunir os torcedores de um mesmo time, a fim de que além de compartilharem uma mesma paixão, compartilhem de uma mesma amizade, de uma mesma sociedade, devido ao fato de terem afinidades quando o assunto é futebol, e quiçá, outras coisas. Tudo em prol da diversão.

No entanto, a situação em que muitos se encontram é a de, encontrar na comunidade, a cura de sua carência; seja uma família, um lar, uma razão para viver, um apego, ou um lugar para se sentir parte importante; no fim, deixando de lado, o próprio time de futebol. E é aí que nasce a cega paixão e o fanatismo. Colocações como “Não vamos procurar briga, mas não vamos fugir de nenhuma”, remete a defesa do patrimônio social que essa pessoa conquistou; o que nada tem a ver com o número de faltas ou gols que o jogador de futebol, que o torcedor nem conhece pessoalmente, fez.

Segundo Freud, o nível de educabilidade de um ser define o grau de coerção que poderá ser aplicado a ele. Ou seja, pessoas mais carentes intelectualmente tendem a ter atitudes das quais não questionam em prol de instituições que aparentemente o acolham e o façam sentir isso. Esse fenômeno

Relacionados

  • Psicologia
    182503 palavras | 731 páginas