tor material complementar mba gestão estratégica estácio

10078 palavras 41 páginas
Capitulo 1 - A INTRODUÇÃO

O MODELO TRADICIONAL E A TOR
O modelo para avaliação do valor justo dos ativos, conhecido como FCD (fluxo de caixa descontado), é um modelo aplicável a um cenário com ou sem incerteza porém sem opções de flexibilidade. A incerteza é considerada nesse modelo através do uso de taxa de desconto apropriada ao risco (volatilidade relativa) dos fluxos de caixa do ativo.

Método tradicional, FCD para avaliação de Ativos Reais
O processo de avaliação de ativos reais pelo método FCD é realizado através da representação desses ativos como uma seqüência de fluxos de caixa, sendo então o seu valor calculado como o somatório (ou integral em caso de tempo continuo) dos fluxos de caixa futuros projetados e descontados a valor presente pela taxa apropriada ao seu risco. A taxa de desconto tradicionalmente é determinada pelo modelo CAPM.
O desenvolvimento da teoria do CAPM é atribuído a Sharpe e Lintner que separadamente desenvolveram, quase que simultaneamente, a mesma teoria.
Willian Sharpe publicou seu artigo “Capital Asset Prices: a Theory of Market Equilibrium Under Conditions of Risk” - Journal of Finance #19, september 1964 (pp 425 – 442). Paralelamente aos trabalhos de Sharpe, John Lintner desenvolveu e publicou o artigo “Security Prices, Risk, and Maximal gains from Diversification” - Journal of Finance #20, dezembro 1965 (pp 587 – 615). O CAPM determina a taxa adequada ao risco de um ativo como sendo função do risco relativo Beta histórico dos fluxos de caixa gerados pelo ativo.

Teoria das Opções para avaliação de ativos derivativos
Devido ao fato do valor de um ativo derivativo ser dependente do valor de outro ativo mais fundamental, conhecido como ativo base, o método tradicional pelo FCD não é apropriado. Ativos derivativos são contratos que dão ao seu detentor o direito, não a obrigação, de comprar ou vender o ativo base sobre o qual o derivativo esta escrito, por um valor pré determinado, chamado valor de

Relacionados

  • Revista segurança digital - ldap
    19266 palavras | 78 páginas
  • Asasas
    79223 palavras | 317 páginas
  • 65436321 4 NEVES Direita Para O Social E Esquerda Para O Capital
    91558 palavras | 367 páginas
  • ZALUAR ALVITO
    146006 palavras | 585 páginas