topologia redes

Páginas: 6 (1461 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Topologia de rede sem fio­Wireless
Introdução
A topologia refere­se ao “layout físico” e ao meio de conexão dos dispositivos na rede, ou seja, como estes estão conectados. Os pontos no meio onde são conectados recebem a denominação de nós, sendo que estes nós ´~sempre estão associados a um endereço, para que possam ser reconhecidos pela rede. A tendência atual é de que cada vezmais equipamentos eletrônicos dos mais diversos tipos troquem dados entre si. Não apenas computadores e periféricos mas também eletroeletrônicos como eletrodomésticos, celulares, televisores e outros equipamentos façam parte de um sistema único capaz de compartilhar dados. Evidentemente, a presença de uma grande quantidade de fios ligando tais equipamentos é um problema, nadamais desagradável do que vermos uma enorme quantidade de fios por trás de nossos computadores interligando periféricos como o monitor, impressora, câmara de vídeo, microfone, modem, e esse problema é resolvido pelo uso de redes sem fio.
A comunicação de dados sem fio foi utilizada pela primeira vez no Havaí com a intenção de contornar as dificuldades de cabeamentos das diversasilhas existentes no arquipélago havaiano. Os cientistas e pesquisadores que lá trabalhavam, utilizavam uma rede interligada através de cabos telefônicos; porém, a rede não supria as demandas e havia uma necessidade constante de expansão. Como as ilhas do arquipélago ficavam relativamente distantes umas das outras e devido às dificuldades de interligação física (via mar e terra), eles desenvolveramum sistema de transmissão que não necessitava de cabos de interligação, que foi chamado de rede wireless. Mas somente com a liberação para exploração comercial e a normalização das redes locais sem fio, foi que se iniciou o crescimento dessa tecnologia.

O objetivo é a mobilidade e mais do que isso, a possibilidade de qualquer equipamento compartilhar dados com outro. O celular pode enviarfotos ao computador, o computador pode ordenar ao microondas que ligue em determinado horário e assim por diante. É claro que tudo isso tem de ser feito sem a ajuda de fios e é nesse ponto que entra o que se denomina tecnologia Wireless ou "sem fio". O termo Wireless, em tradução livre, sem fio, nada mais é que do que qualquer tipo de conexão para transmissão de informações sem o uso de fios oucabos. Deste modo, qualquer comunicação que há sem a existência de um fio ou um cabo caracteriza-se por uma conexão wireless. Podemos citar diversos meios de utilização da wireless, como a conexão existente entre a TV e o controle remoto, entre o celular e as torres das operadoras e até o rádio da polícia com as centrais de operação, acesso Wi-Fi da Internet nos computadores, no Bluetooth doscelulares, entre outros exemplo. As redes sem fio apresentam vantagens e desvantagens.
1. Segurança
A segurança é um problema quando se usa uma rede sem fio. Tenha certeza de que há uma senha protegendo a rede que você está usando se você estiver digitando informações pessoais na Internet.
2. Comodidade
Redes sem fio ajudam a se conectar à Internet com mais conveniência. Você não precisa de umaconexão ethernet, ou seja, você pode se conectar em qualquer lugar com um sinal forte o suficiente e uma rede sem fio disponível ao público sem senha.
3. Aparelhos
Um variado tipo de aparelhos usam rede sem fio. Isso inclui notebooks, celulares, aparelhos Blackberry e computadores de mão.
4. Velocidade
As redes sem fio são menos rápidas se comparadas às conexões com um cabo ethernet.Isto é devido ao risco de pontos mortos em que o sinal é fraco ou não seja existente. O tempo e a interferência de sinal também desempenham um papel no enfraquecimento de uma conexão.
5. Limitações
Quando acessar sites usando conexão sem fio com um celular, muitos sites oferecem uma versão do site com menos funcionalidade. Você terá acesso somente a partes do site, como por exemplo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Redes Topologia
  • Topologia de redes
  • Topologia de rede
  • Topologia de redes
  • TOPOLOGIA DE REDES
  • Topologia de rede
  • Topologia de Redes.
  • Topologia de Redes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!