Topologia de Redes

Páginas: 7 (1507 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Faculdade Redentor
Redes de Computadores I
Exercícios – Valor 1.0

(EXERCÍCIO 1)

Seja um rede local que usa o protocolo do modelos da camada TCP/IP. Como acontece o processo de troca de informações de um computador nessa rede para outro computador em uma outra rede local?




(EXERCÍCIO 2)

Diga se as afirmações abaixo são verdadeiras ou falsas, justificando as falsas:

1. O FTPé um protocolo Para transferência de páginas web d cliente para o servidor (F). Transferência de arquivos.
2. O protocolo IP de classe A é o mais empregado em aplicações de redes locais (V).
3. Uma rede Wlan trata de uma arquitetura de protocolos em escala mundial(F).

(EXERCÍCIO 3)

Faça comentários sobre três componentes que devem estar presentes em um projeto de cabeamento estruturado.Switch - é um equipamento que interliga os computadores em uma rede, os cabos de rede de cada computador se liga a ele, e ele direciona os dados enviados de um computador especificamente para o outro.

Cabos - os mais utilizados são os cabos de par trançado e os cabos de fibra óptica. Cada categoria tem suas próprias vantagens e limitações, sendo mais adequado para um tipo específico de rede.Conectores - é um dispositivo que efetua a ligação entre um ou mais pontos aonde se necessita de comunicação de sinais


(EXERCÍCIO 4)

Comentar as principais diferenças entre hub, switchs e roteadores.

Hub- Basicamente, ele conecta os computadores de uma rede e possibilita a transmissão das informações entre eles. Porém, é exatamente nesta transmissão que está o seu ponto fraco: aopegar a informação de um computador para enviar, ele passa as informações por todos os computadores até encontrar o destinatário final.  Isto causa um tráfego enorme, além de expor os dados a qualquer um que esteja conectado nela, gerando um sério problema de segurança.

Switch – Diferente de seu antecessor, um comutador, como também é chamado, recebe a informação a ser transmitida e a repassaapenas para o destinatário, evitando expô-la a outros computadores.
O processo é realizado decodificando o cabeçalho do pacote e localizando as informações do receptor dos dados. O aparelho guarda os endereços dos destinatários em uma tabela na sua memória. Desta forma, ele consegue entregar as informações unicamente à máquina destinada e, assim, consegue ainda diminuir o tráfego da rede.

Roteador- O roteador é um equipamento que faz o papel de um intermediador, possibilitando a troca de pacotes entre redes separadas. Este trabalho é realizado seguindo um conjunto de regras que são encontradas na tabela de roteamento.
O uso de aparelhos do gênero é comum em situações em que é necessário interligar redes diferentes, mas que, ao mesmo tempo, é preciso mantê-las isoladas. Na prática, quemestá em uma delas não consegue enxergar diretamente a outra, a menos que utilize o dispositivo como caminho para isso.


(EXERCÍCIO 5)

Quais seriam as funções das seguintes camadas do modelo OSI: 1) Física; 2) de rede; 3) de enlace 4) de transporte 5) de apresentação.
Camada 1 – Física
A camada física fornece a conexão real, física entre os dispositivos. Cabos Ethernet e cabos de fibraóptica operam na camada 1. Os dados fluem através dos cabos através da eletricidade ou luz. Os dados nessa camada são representados por bits (1 ou 0).
- See more at: http://www.dltec.com.br/blog/cisco/entendendo-o-modelo-osi-para-melhorar-sua-capacidade-de-resolver-problemas-em-uma-rede-cisco/#sthash.Pk2zCcKi.dpuf
Camada 2 – Rede
A camada de rede é o lugar onde a parte “IP” de “TCP / IP” acontece. Oprotocolo IP é responsável pelo endereçamento da rede. Como o IP opera na camada 3, comumente dizemos que os roteadores operam na camada 3. Os dados na camada 3 são chamado de pacotes.

Camada 3 – Enlace
Se você pensar em uma WAN, existem muitos protocolos que trabalham na camada 2 (como PPP e Frame Relay). No entanto, se você só olhar para a LAN, o protocolo mais conhecido e associada com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Redes Topologia
  • Topologia de redes
  • Topologia de rede
  • Topologia de redes
  • TOPOLOGIA DE REDES
  • Topologia de rede
  • Topologia de Redes.
  • Topologia de Redes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!