TOPOLOGIA DE AMPLIFICADOR INVERSOR INTEGRADOR E INVERSOR DIFERENCIADOR

863 palavras 4 páginas
TOPOLOGIA DE AMPLIFICADOR INVERSOR INTEGRADOR E INVERSOR
DIFERENCIADOR
BRUNA ALVES, JULIANO FAGUNDES, PAULO V. CALLAI, RENAN MEDKE.
Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA
Centro de Tecnologia de Alegrete – CTA
E-mails: ..
Abstract This article aims to demonstrate the operation of amplifier circuits: integrator, differentiator and integrator muller inverter, deducing equations and their practical circuit riding getting their equations on the oscilloscope.

Keywords Amplifier, integrator circuit, a differentiating circuit

ResumoEste artigo tem por objetivo demostrar o funcionamento dos circuitos amplificadores: integrador, integrador de muller e diferenciador inversor, deduzindo suas equações e montando o circuito prático obtendo suas equações no osciloscópio.

3. Embasamento Teórico
3.1. Amplificador Inversor Integrador.

Palavras-chaveAmplificador, Circuito integrador,
Circuito diferenciador .

1. Introdução
Os amplificadores tratados nesse artigo são de enorme importância devido às aplicabilidades dos mesmos. Esses amplificadores são mais complexos que o inversor e não inversor, pois há existência de capacitores nos circuitos. O integrador e o diferenciador são circuitos que simulam os operadores matemático, integral e derivada respectivamente. Além disso, são usados para modificar formas de onda, gerando pulsos, ondas quadradas e ondas triangulares. Este artigo tem por objetivo demonstrar na pratica o funcionamento dos amplificadores inversor integrador e inversor diferenciador.

2 Resistores (2 de 12kΩ )
1 capacitor cerâmico(22 nF)
Fios condutores para ligação, Protoboard e multímetro.
Gerador de sinais (senoidal, quadrada e triangular).
1 Multímetro.

É um amplificador que realiza a operação de integração do sinal de entrada, ou seja, a tensão de saída é proporcional à integral da tensão de entrada. Sua simbologia e configuração são conforme a Figura 1.

Figura 1- Circuito integrador montado em bancada.

2.

Relacionados