Topografiatrabalho

824 palavras 4 páginas
IFMA – CAMPUS MONTE CASTELO
BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL

KLEYMER HENRIQUE PEREIRA SILVA EC1411016-21

TAREFA: TIPOS DE ERRO

São Luis/MA
Maio /2015
KLEYMER HENRIQUE PEREIRA SILVA

TAREFA: TIPOS DE ERROS

Tarefa apresentada à disciplina de Topografia I, do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-IFMA.

Professor Dr.: Antônio Parga

São Luis/MA
Maio /2015
Erros e Medidas

Todas as medidas ou observações feitas estão afetadas de erros de diferentes classes. Assim é impossível determinar a verdadeira magnitude de uma distância ou de um ângulo medido. O valor exato fica somente na nossa imaginação. Não se pode obter mais que o valor provável. O erro é a diferença entre o valor encontrado em relação ao valor correto exato (X- x).
Podemos obter medidas Diretamente (quando o aparelho pode ser aplicado no terreno) e Indiretamente (quando se obtêm a medição após a realização de cálculos). Essas medidas estão inevitavelmente afetadas por erros, que surgem por varas condições, entre elas as condições ambientais; as condições instrumentais e as condições pessoais.
Erros por condições ambientais são causados pelas variações das condições ambientais, como o vento, a temperatura, a chuva etc. Exemplo: variação do comprimento de uma trena com a variação da temperatura.
Erros por condições instrumentais são causados por problemas como a imperfeição na construção de equipamento ou ajuste do mesmo. A maior parte dos erros instrumentais pode ser reduzida adotando técnicas de verificação/ retificação, calibração e classificação, além de técnicas particulares de observação.
Por fim, os erros por condições pessoais são causados por falhas humanas, como falta de atenção ao executar uma medição, cansaço, etc. Por isso, é bom que o topógrafo sempre esteja em boas condições de saúde e tenha um bom conhecimento prático e técnico.

Tipos de

Relacionados