Topico 53585

1127 palavras 5 páginas
Diferenciando Ideias de
Oportunidades
Diferenciar uma oportunidade de uma ideia e aprender como aproveitá-la.

Diferenciando ideias de oportunidades
Segundo Dornelas (2008), a ideia não tem obrigatoriamente que ser única. O que é decisivo para o sucesso é que ela seja a forma de transformar a empresa e fazê-la crescer. Portanto, ela pode ser inédita ou não.,
A ideia em si é inerte e não tem valor em termos práticos, mas é uma ferramenta na mão de um empreendedor.
Sendo assim um pedaço de madeira pode gerar um resultado medíocre ou uma grande obra nas mãos de um empreendedor – uma ideia bem utilizada pode gerar um grande negócio nas mãos de quem possui esse perfil.
Uma grande ideia sempre é muito trabalhada, e não apenas fruto de um momento. Já as oportunidades geralmente são únicas e pode levar anos até que o empreendedor tenha a oportunidade de desenvolver e criar novos produtos ou serviços.
É importante que o empreendedor teste sua ideia e, para que isso aconteça, ele não poderá achar que sua ideia é única e que ninguém poderá copiá-lo. Afinal, ideias exclusivas são raras, e concorrentes sempre existirão.

Testando a ideia
O empreendedor que tem uma nova ideia é sempre movido pelo amor e pela paixão, mas, mesmo assim, é preciso que ele converse sempre com outros pares (amigos empreendedores) sobre o projeto. É importante que a ideia gere uma série de questionamentos, afinal, é com a finalidade de atender determinado público que ela foi concebida.
O sucesso de uma ideia depende das respostas a serem dadas às questões abaixo:





Qual o tamanho do mercado?
Quais são os clientes para esse serviço ou produto?
Quais são meus concorrentes?
Esse mercado está em crescimento ou estagnação?

Características das oportunidades
A oportunidade surge a partir de desejos e necessidades insatisfeitos, em momentos nos quais o empreendedor busca novas soluções para problemas existentes.
As oportunidades estão por toda parte e, normalmente, aparecem em mentes mais abertas a

Relacionados