Topico 24650

803 palavras 4 páginas
Introdução à
Programação Orientada a
Objetos
Apresentar a Programação Orientada a Objetos e a evolução das linguagens de programação e seus paradigmas.

Histórico

A Programação Orientada a Objetos – POO ou Oriented Object Programing (OOP), como é mais conhecida – não é a definição de uma linguagem de programação específica, mas, sim, uma maneira diferenciada de programar baseada em construção e manipulação de objetos. Várias linguagens se desenvolveram nesse contexto, antes mesmo de o conceito de OOP ser estabelecido. Agora em diante nos referenciaremos à Programação Orientada a Objetos apenas como OOP.
Vejamos uma breve apresentação das linguagens de programação Orientadas a Objetos, por ordem cronológica:

Em 1991, surge então a linguagem JAVA, criada nos laboratórios da Sun Microsystems por
James Gosling, Patrick Naughton e Mike Sheridan. Alguns fabricantes de equipamentos eletrônicos, como a Panasonic, encomendaram um projeto em que fosse possível utilizar uma linguagem que pudesse ser única, independente do tipo de equipamento, e que facilitasse a programação e operação de vídeocassete, CD, DVD, TVs, micro-ondas, autorrádios, etc.

Mais tarde esse projeto foi abandonado pelos patrocinadores, mas a Sun decidiu continuar com uma mudança no foco da linguagem, fazendo ajustes e aproveitando dois grandes nichos emergentes na época em franco crescimento, a popularização da internet e os aparelhos de telefonia móvel.
A JAVA já nasceu como uma linguagem multiplataforma, com características únicas e inovadoras, por exemplo, adotando o conceito de máquina virtual. Atualmente, JAVA é a linguagem de Programação Orientada a Objetos de maior sucesso, utilização e aceitação do mercado.

Paradigmas de programação

No inicio, as linguagens de programação exigiam programas com grandes quantidades de instruções, redundância de códigos, altas complexidades, muitas vezes criadas por apenas um programador dentro de uma equipe de vários, em que cada um era responsável pelo seu

Relacionados

  • Portifolio
    2925 palavras | 12 páginas
  • autonomo
    282467 palavras | 1130 páginas