Tophatch

389 palavras 2 páginas
4x4=16 5x5 = 25 6x6=36 bqbababababbababababababahahhahwaggwgwywgwgwywygwywgabbabbba- baKgubevhhdvehuvcuhwecvcuhvechuvchuwveugcwvwhuevchuqevchuefv- weuhvcuheqvffhuvfquhveqfhuvqeuhvfhufevhuefbuhvefqhufvhufevhf- ivchicvqihqefvhivceihveqchiv Edson Arantes do Nascimento[6] KBE, (mais conhecido como Pelé) (Três Corações, 23 de outubro de 1940[6] ), é um ex-futebolista brasileiro.

Descoberto pelo craque Waldemar de Brito,[7] Pelé começou a jogar no Santos FC aos 15 anos, pela seleção nacional aos 16, e venceu sua primeira Copa do Mundo FIFA aos 17. Apesar das numerosas ofertas de clubes europeus, as condições econômicas e as regulações do futebol brasileiro da época beneficiaram o Santos, permitindo-lhes manter Pelé por quase duas décadas até 1974. Com o Rei no elenco, o Santos atingiu seu auge nos anos de 1962 e 1963, anos em que conquistou o título mundial.[8] A técnica de Pelé e sua capacidade atlética natural foram universalmente elogiadas e durante sua carreira, ficou famoso por sua excelente habilidade de drible e passe, seu ritmo, chute poderoso, excepcional habilidade de cabecear, e artilharia prolífica.

Ele é o maior artilheiro de todos os tempos da seleção brasileira e é o único futebolista a ter feito parte de três equipes campeãs de Copa do Mundo. Em novembro de 2007, a FIFA anunciou sua premiação com a medalha da Copa de 1962 (a qual, devido a uma contusão na segunda partida, teve apenas o primeiro jogo disputado por ele), no qual o grande craque Mané Garrincha o substituiu, retroativamente, fazendo dele o único futebolista do mundo a ter três medalhas de Copa do Mundo. Desde sua aposentadoria em 1977, Pelé tornou-se um embaixador mundial do futebol, também tendo passagens pelas artes cênicas e empreendimentos comerciais. É atualmente o Presidente Honorário do New York Cosmos.[9] Pelé é também o único brasileiro (e um dos raros estrangeiros) a receber uma honraria do Reino Unido pelas mãos da Rainha Elizabeth no Palácio de Buckingham. Foi condecorado

Relacionados