Topac

473 palavras 2 páginas
Trabalho de TOPAC
Características do Datum sirgas 2000
Quais são as realizações do Datum sirgas 2000

Realizações do Datum Sirgas 2000
O DATUM é um sistema geodésico determinado pela forma, tamanho de um elipsoide, assim como a sua posição relativa ao geóide. O DATUM GEODÉSIO, por sua vez, é definido ao tomar um elipsoide que é proporcional ao geóide da Terra como um todo, ou de uma região. O DATUM HORIZONTAL, é um sistema de referência na qual as posições geográficas (coordenadas geodésicas ou cartesianas) devem ser referenciadas. Assim, o sistema adota um Elipsóide de Referência que representa a Terra como uma figura geométrica, um Ponto Geodésico de Origem, que deve considerar a máxima sobreposição entre a superfície do geóide e do elipsóide, e um Azimute Inicial de modo a fixar o sistema de coordenadas na Terra.
Existem vários tipos de DATA HORIZONTAIS, são eles: Datum Córrego Alegre (CA), utilizado como superfície de referência do Elipsóide de Hayford, até a década de 70; Datum Astro- geodésico Chuá, sendo este um ensaio para o Datum SAD69, que por sua vez, é um sistema geodésico regional (TOPOCÊNTRICO); O WGS 84, é um sistema geodésico GEOCÊNTRICO, isto é, a origem do sistema de coordenadas está no centro da Terra. E por último o Sirgas 2000. Já o DATUM VERTICAL, é um sistema padrão que serve para dar referência à altitudes de uma região.
O Sirgas 2000, Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas, é utilizado para representar características terrestres, geométricas e físicas. Assim como o WGS 84, é um sistema Geocêntrico, isto é, a origem do sistema de coordenadas se encontra no centro da Terra. Dessa forma, não existem coordenadas do ponto de origem do elipsóide de referência. Na pratica, é utilizado para a obtenção de coordenadas (latitude e longitude), que possibilitam a representação e localização em mapa de qualquer elemento da superfície da Terra.
Com a implantação do Sistema de Referência Sirgas 2000, será possível fazer uso direto

Relacionados

  • Topac
    406 palavras | 2 páginas