TOMOGRAFIA

Páginas: 23 (5561 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
SUMÁRIO



1. INTRODUÇÃO
Nos últimos 40 anos nenhum outro avanço na área de raios X diagnóstico foi tão significativo quanto o desenvolvimento da Tomografia Computadorizada (TC).
Já no final da década de 1950, os componentes para a construção de um TC estavam disponíveis para médicos e engenheiros. Porém, somente em 1967, o processo tomográfico como um todo foi apresentado pelosengenheiros envolvidos.
Neste trabalho mostraremos a importância da Tomografia Computadorizada nos exames clínicos, mostrando a importância da radiação e o avanço da tecnologia nos dias de hoje.
A Tomografia Computadorizada (TC) é um exame complementar de diagnóstico por imagem que representa uma parte (fatia ou secção) do corpo nos planos axial, sagital e coronal.
Os tecidos do corpo humano sãocompostos por mínimas partículas chamadas átomos. Através da associação destes são formados órgãos, que apresentam densidades diferentes.
Através da diferença entre densidades os raios x passam pelo corpo, são atenuados e coletados. Ao invés do filme convencional, a radiação é captada por sensores conectados ao computador, que decodificam a intensidade da radiação em valores numéricos e os transformamnuma escala de tons, que varia do branco ao preto, passando por várias tonalidades de cinza.
O termo Tomografia deriva da palavra grega “tomos”, que significa “cortes”.
Neste trabalho também serão abordados temas como componentes do tomógrafo, preparo do paciente para o exame, indicações, contra-indicações e dados técnicos.

2. HISTÓRIA DA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA

Desde a época em que atécnica analógica de tomografia axial de raios X foi desenvolvida por Alessandro Vallebona, Diretor do Departamento de Radiologia da Universidade de Gênova, os cientistas sabiam que se houvesse uma maneira de desenvolver um método computacional para processar as imagens geradas pelo equipamento de raios x deslocado ao redor de paciente, seria possível obter imagens individuais muito mais nítidas dointerior do corpo a partir de suas projeções. As imagens poderiam ser representadas na forma de planos seccionais bidimensionais. Essa metodologia, denominada de retroprojeção ("backprojection"), no entanto, era impossível de ser feita com os computadores analógicos primitivos da época.
A tomografia computadorizada foi criada a partir de vários processos e evoluções iniciadas aos anos 1961 pelomédico neurologista norte-americano William Henry Oldendorf que realizou as primeiras experiências com imagens computadorizadas, porém o método não foi executado por falta de um suporte matemático teórico.

Protótipo de TC de William Oldendorf
Allan MacLeod Cormack, físico sul-africano naturalizado norte-americano nos anos entre 1963 e 1964 constitui o método matemático necessário para refazerimagens.

Protótipo de CT de Cormack
A partir dos princípios de Oldenford e Cormarck, Sir Godfrey Newbold Hounsfield aperfeiçoou os conhecimentos e desenvolveu uma forma de reconstruir imagens a partir dos raios X por meio da Tomografia Axial Computadorizada.

Protótipo de CT de Hounsfield
A primeira máquina foi criada com raios gama de fonte amerício, computador com programação para reproduçãobidimensional e detectores de cristal de iodeto de sódio, a imagem demorava em torno de nove dias para ficar pronta pela baixa intensidade da fonte de irradiação.
Na segunda tentativa, Sir Godfrey Newbold Hounsfield usou tubos de raios X comerciais para adquirir a imagem de uma parte do cérebro de um cadáver que continha um tumor introduzido dentro de um plástico. A imagem mostrou de forma nítidaa imagem do tumor dentro do crânio.
O primeiro tomógrafo computadorizado do mundo foi utilizado em Atkinson-Morley's Hospital, em Wimbledon, Londres (Reino Unido).
O primeiro tomógrafo do Brasil foi instalado em São Paulo, no Hospital da Real e Benemérita Sociedade Portuguesa de Beneficiência, em 1977. Logo depois, o primeiro aparelho do Rio de Janeiro iniciou funcionamento, em 28 de julho...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tomografia
  • Tomografia
  • tomografia
  • Tomografia
  • Tomografias
  • Tomografia
  • tomografia
  • tomografia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!