tomografia computadorizada

Páginas: 5 (1154 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
As Gerações dos equipamentos de Tomografia Computadorizada
























SUMÁRIO


Introdução..............................................................................................

Desenvolvimento.......................................................................................Conclusão.........................................................................................................

Bibliografia Tomografia Computadorizada, Arnaldo Prata Mourão




















INTRODUÇÃO

A Tomografia Computadorizada é algumas vezes comparada á tomografia convencional, porque o tubo de raios x e os detectores de dados se movem em relação ao paciente durante a obtenção de imagens. Esse movimento resulta nademonstração de um “corte” de anatomia em foco claro.
A mesma pode ser definida como um exame radiológico exibido como imagens tomográficas finas de tecidos e conteúdo corporal, representando reconstruções matemáticas assistidas por computador.
A primeira utilização diagnóstica ocorreu no ano de 1971 para visualizar um tumor cerebral em uma mulher de 41ano. A geração de imagens de corte do cérebrofoi o grande interesse inicial no desenvolvimento dos aparelhos de tomografia computadorizada.















GERAÇÕES DE EQUIPAMENTOS DE TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA





Aparelho de Tomografia Convencional

A tomografia linear, também conhecida como PLANIGRAFIA, foi a primeira radiografia convencional que permitiu a geração de uma imagem de corte anatômico e odesenvolvimento de aparelhos de tomografia convencional e, mais tarde, dos aparelhos de tomografia computadorizada. A tomografia convencional é uma técnica realizada através de um aparelho de raios X cujo tubo emite o feixe de raios X enquanto se desloca em um determinado eixo. Simultaneamente, o filme de registro de imagem move-se em sentido contrário e de forma sincronizada, num mesmo eixo, e, entre ofilme a ampola geradora do feixe de raios X encontra-se estático o objeto estudo. Como a fonte de radiação e o chassi se movimentam, a imagem fica desfocada.












Primeira Geração (1972)

O tomógrafo de primeira geração, como o primeiro apresentado à sociedade científica nos anos de 1972 por Godfrey N. Hounsfield, apresentava as seguintes características: Feixe de radiação muitoestreito, medindo aproximadamente 3 X 13 mm, que fazia uma varredura linear sobre o objeto coletando informações de 160 feixes distintos. Feita a primeira varredura o tubo sofria uma rotação de 1° grau para iniciar nova varredura e coletar as informações de outros 160 feixes na nova projeção. Esse processo se repetia por 180 vezes e, assim, obtinha-se informações do objeto em 180 projeçõesdiferentes, com variações de 1° grau em cada projeção e coleta de dados de 160 feixes por projeção. O tempo de aquisição de um corte tomográfico era de aproximadamente 5 minutos e um estudo completo durava muitas vezes mais de uma hora.





Segunda Geração (1974)

O equipamento de 2ª geração trouxe como inovação a aquisição de dados a partir de um conjunto dedetectores, reduzindo drasticamente, o tempo de aquisição das imagens. Nestes equipamentos o feixe passou a ser laminar e, em forma de leque, de forma a cobrir o conjunto de detectores variáveis entre 20 e 40 dependendo do fabricante. O princípio de aquisição das imagens era semelhante aos equipamentos de primeira geração, com múltiplas projeções defasadas de movimento de rotação da ordem de 1 grauaté perfazer um total de 180 projeções. Nos equipamento de 2ª geração os tempos de aquisição dos cortes ficaram reduzidos a menos de 1 minuto, com um substancial ganho em relação aos equipamentos de 1ª geração. Hoje, estes equipamentos, estão proibidos de operarem no mercado por apresentarem taxas de doses não compatíveis com os níveis admissíveis.






Terceira Geração (1975)

Os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tomografia computadorizada
  • Tomografia computadorizada
  • Tomografia computadorizada
  • tomografia computadorizada
  • tomografia computadorizada
  • tomografia computadorizada
  • Tomografia Computadorizada
  • Tomografia computadorizada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!