tomogarfia

681 palavras 3 páginas
1. INTRODUÇÃO

A palavra tomografia significa “imagem em tomos”, ou em planos. O aparelho de tomografia foi inventado pelo Godfrey Hounsfield, através da empresa fonográfica EMI. A primeira utilização diagnóstica ocorreu no ano de 1971, quando o método permitiu visualizar um tumor cerebral de uma mulher de 41 anos. Nos dias de hoje a tomografia computadorizada é algo integrante e essencial nos cuidados hospitalares e ambulatoriais. Em 1972 a tomografia foi introduzida como método diagnóstico em encontro da Sociedade Americana de Radiologia, e por duas décadas ela foi algo exclusivo e inovador. Em 1979 o Prêmio Nobel de Medicina foi entregue aos primeiros pesquisadores de aparelhos de tomografia computadorizada: Godfrey Hounsfield e Allan Cormack, por seus trabalhos na empresa EMI e na Universidade de Medford, em Massachussets.
As imagens geradas pelo aparelho de tomografia possibilita o estudo de estruturas localizadas no interior do corpo, essas imagens podem ser em vários tipos de corte: axial, frontal, lateral ou inclinado, sem que aja superposição de estruturas na imagem. A tomografia computadorizada é um procedimento que utiliza os raios x, e permite a geração de imagem em corte anatômico, cujo contraste é obtido pela absorção diferenciada do feixe de raios x pelo tecido. A imagem de um exame feito em um aparelho de tomografia é gerada em computador, no qual se obitem ajustes quanto a contraste, brilho, intensidade, reconstrução etc.
O exame de tomografia é feito em cinco etapas: entrevista, preparo, exame propriamente dito, processamento da imagem e análise do exame. De maneira que na entrevista o paciente deve ser informado quanto aos procedimentos do exame e sua finalidade, o preparo é feito apenas nos pacientes que se submeterão a exames contrastados, o exame terá início com o registro do paciente no equipamento e contem: Nome, sexo, idade e exame realizado, logo após o técnico posiciona o paciente conforme o exame a ser feito. Com o paciente

Relacionados

  • Raio-x
    1956 palavras | 8 páginas