Tomizo ishida e suas produçoes

2174 palavras 9 páginas
Tomizo Ishida e
Suas Criações

O último "espadeiro" de uma linhagem

_____________________________________________________Laércio

Gazinhato

Tomizo Ishida pode ser considerado o mais criativo e inovador dos artesãos nipônicos que produziram lâminas no Brasil, tendo sido também amigo pessoal do pioneiro Yoshisuke Oura e do famoso Kunio Oda (veja artigos respectivos em "Textos Selecionados").

Ishida nasceu em Gumma, bem próximo a Tóquio, em 24 de novembro de 1924, tendo chegado ao Brasil com seus pais em 1933, os quais haviam sido contratados para trabalhar na lavoura de uma fazenda de Mirandópolis, Interior de São Paulo.

Desde sua infância, Tomizo Ishida teve fascinação por espadas japonesas, embora não descendesse de uma família de "espadeiros". Na fazenda onde sua família trabalhava, frequentemente o menino era visto em busca de retalhos de metal, aos quais adaptava guarda e empunhadura toscas para com eles brincar.

Em 1949, então com 25 anos, Tomizo Ishida resolveu vir para a cidade de Mairiporã (distante cerca de 50 km de São Paulo e já uma colônia japonesa de médias proporções) em busca de um melhor caminho profissional. Poucos anos depois tornou-se relojoeiro e ourives, abrindo seu próprio negócio.

Tomizo Ishida, fotografado no jardim de sua ampla residência em Mairiporã (SP) e com a última espada produzida.

Foi em 1962 que Ishida decidiu produzir espadas japonesas, quando viu toscos exemplares do tipo confeccionados por um brasileiro e pensou: "Posso e vou faze-las melhor!". Assim, de forma amadora e ainda sem grandes conhecimentos de antigas tradições, iniciou a produção de "katanás", "wakisashis" e "tatchis", no começo baseando-se apenas em livros que parentes do Japão lhe enviavam. Posteriormente, teve contato prático com Oda e Oura.

Ao longo dos próximos anos, Ishida se tornaria conhecido não só por forjar boas lâminas, mas também por produzir furnituras ("tsubas", "fuchis", "kashiras" e "menukis") e bainhas bem

Relacionados