'Tomboy' sob a ótica de Judith Butler

2072 palavras 9 páginas
Pontifícia Univesidade Católica Relações de Gênero - Profª Sonia Giacommini Aluna Carolina Oliveira

CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE GÊNERO NO FILME 'TOMBOY'
Para iniciar uma reflexão sobre o tema é necessário elencar as bases que permeiam essa ampla discussão em relação á formação do gênero e o sexo. Desde a infância somos submetidos a classificações diversas que demarcam e limitam de forma empírica e subjetiva o nosso comportamento, e dessa forma, decretam a nossa expressão social como indivíduos. Uma dessas classificações é o gênero, é ele que permite uma primeira leitura do sujeito como tal. Antes dessa identificação não há sujeito. Não há uma demarcação materializada que permita uma leitura do que representa aquele ser. É através dessa significação que se torna possível a concepção de indivíduo.
Mas como definir o que tipifica alguém como homem ou mulher (seguindo a lógica binária)?O gênero (masculino ou feminino) supostamente parte do sexo. Ainda durante a gravidez, um feto já representa, através de leituras biológicas, uma expectativa comportamental no seu processo de desenvolvimento individual e social. A construção do seu ideal normativo de identidade é baseado na existência de uma predeterminação do corpo, artificialmente imposta, para que esse assuma determinadas condutas que também tangenciam o fator histórico cultural. Foucault afirma que a sexualidade é um "dispositivo histórico" uma vez que constitui, historicamente, a partir de múltiplos discursos que visam regular e normatizar saberes e produzir verdades.
"Um conjunto decididamente heterogêneo que engloba discursos, instituições, organizações arquitetônicas, decisões regulamentares, leis, medidas administrativas, enunciados científicos, proposições filosóficas, morais, filantrópicas (...) o dito e o não

Relacionados

  • Diversidade sexual
    168233 palavras | 673 páginas
  • Caderno5
    33874 palavras | 136 páginas