tombador de vacas

Páginas: 7 (1710 palavras) Publicado: 21 de julho de 2013
Arte Rococó

Origem
O estilo Rococó surgiu na Europa no século XVIII, tendo a França como precursora principal do estilo artístico. O rococó se espalhou por vários países do Velho Mundo e alcançou alguns países da América, como o Brasil. Muitos historiadores consideram o Rococó como um desdobramento do Barroco, em que se passou a valorizar linhas em formato de concha e a função decorativaque a arte podia exercer.
A expressão "Rococó" vem da palavra francesa "rocaille", que tinha como significado, uma maneira de decorar jardins utilizando rochas e conchas.
A disseminação do Rococó pela Europa foi responsável por variações que fugiram da tendência aristocrática que predominou neste estilo. Ao alcançar países como Portugal e Espanha, o rococó penetra a esfera religiosa. No quediz respeito à arquitetura, esse estilo não teve tanta predominância na França, mas vivenciou manifestações mais intensas na Baviera e em Portugal. No Brasil, o rococó teve sua presença no mobiliário do século XVIII e foi corriqueiramente chamado de “estilo Dom João V”.

Datas Importantes
De 1690 a 1730 - procura se afastar dos preceitos estéticos predominantes no reinado do rei Luís XIV paraintroduzir o uso de linhas soltas e curvas flexíveis. Nessa época podemos destacar os relevos e gravuras do artista Jean Beráin, os quadros de Jean-Antoine Watteau (1684 - 1721) e os projetos decorativos de Pierre Lepautre (1660 - 1744).
De 1730 a 1770 - o rococó amadurece com o surgimento de outros artistas que remodelam as casas da nobreza e da alta burguesia francesa. Nessa fase podemosdestacar os trabalhos de Jacques de Lajoue II (1687 - 1761), Juste Aurèle Meissonnier (1695 - 1750) e Nicolas Pineau (1684 - 1754). Esse último artista se destaca pelo projeto de decoração do Hôtel Soubise, marcado por quadros, linhas, guirlandas, curvas e espelhos que tomam o olhar do observador em meio a tantos detalhes.









Localização Exata
O Rococó foi um movimento artísticoeuropeu que surgiu primeiramente na França, no final do século 17 e início do 18, momento em que esse país se tornou a nação mais poderosa da Europa - em termos militares e, também, culturais. Naquela época, Paris tomou de Roma o título de capital das artes plásticas.

Figura . Paris, França
Apesar de ter surgido na França, o Rococó não obteve muita predominância neste país, mas vivencioumanifestações mais intensas na Baviera e em Portugal.

Figura 3. Baviera (Bavária), Alemanha Figura 4. Portugal

Sociedade, vida, desenvolvimento e arte
O rococó é um movimento artístico europeu, que aparece primeiramente na França, entre o barroco e o Arcadismo. Visto por muitos como a variação "profana" do barroco, surge a partir do momento em que o Barroco seliberta da temática religiosa e começa a incidir-se na arquitetura de palácios civis, por exemplo. Literalmente, o rococó é o barroco levado ao exagero de decoração.
A expressão "época das Luzes" é, talvez, a que mais frequentemente se associa ao século XVIII. Século de paz relativa na Europa, marcado pela Revolução em 1776 e pela Revolução Francesa em 1789. No âmbito da história das formas eexpressões artísticas, o Século das Luzes começou ainda sob o signo do Barroco. Quando terminou, a gramática estilística do Neoclassicismo dominava a criação dos artistas. Entre ambos, existiu o Rococó. Na ourivesaria, no mobiliário, na pintura ou na decoração dos interiores dos hotéis parisienses da aristocracia, encontram-se os elementos que caracterizam o Rococó: as linhas curvas, delicadas efluídas, as cores suaves, o caráter lúdico e mundano dos retratos e das festas galantes, em que os pintores representaram os costumes e as atitudes de uma sociedade em busca da felicidade, da alegria de viver, dos prazeres sensuais.


Figura 5. Abadia de Ottobeuren, Alemanha
O Rococó é também conhecido como o "estilo da luz" devido aos seus edifícios com amplas aberturas e sua relação com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a vaca
  • Vacas
  • vaca
  • Vacas
  • vacas
  • A vaca
  • Vaca
  • vaca

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!