TOMADA DE DECISÃO NA CADEIA PRODUTIVA DA ESTRUTIOCULTURA: ASPECTOS RELATIVOS À ENTRADA E A SAÍDA DE PRODUTORES NO SETOR

Páginas: 23 (5550 palavras) Publicado: 12 de agosto de 2013
TOMADA DE DECISÃO NA CADEIA PRODUTIVA DA ESTRUTIOCULTURA: ASPECTOS RELATIVOS À ENTRADA E A SAÍDA DE PRODUTORES NO SETOR

Fernanda Chaves Rodrigues
Eliane Cristina Ramos Rosário

RESUMO
Este artigo trata da análise das tomadas de decisão dos produtores pertencentes à estrutiocultura no Brasil. Fez-se um panorama da atividade, identificando-se os entraves, relacionados principalmente àcomercialização dos produtos, de tal cadeia agroindustrial no país, os quais são condicionantes à crise ocorrida no setor em meados de 2006. Por fim, verificaram-se, por meio de entrevistas a produtores do ramo, os fatores que contribuíram para sua tomada de decisão no ingresso ou saída da atividade de criação comercial de avestruz.
Palavra-chave: Estrutiocultura, Tomada de decisão.

ABSTRACT
Thisarticle deals with the analysis of decision-making pertaining to the ostrich producers in Brazil. There was a panorama of activity, identifying obstacles, mainly related to product marketing, such agribusiness chain in the country, which are constraints to crisis in the sector in mid-2006. Finally, there were, by interviewing the producers branch of the factors that contributed to their decisionmaking on entry or exit from the activity of commercial ostrich breeding.
Keyword: Ostrich, Decision making.

1. INTRODUÇÃO
A exploração da criação comercial de avestruzes, denominada estrutiocultura, começou a partir da demanda mundial, em meados do século XIX, por plumas. Somente no fim do século XX a atividade inicia-se no Brasil, destarte com cunho comercial, com a importação dos primeirosreprodutores e matrizes de origem norte-americana e sul-africana.
O grande objetivo dos criadores brasileiros é o abate em escala comercial, visando os mercados interno e externo de carne vermelha, plumas e couro.
Nesse sentido, a produção de avestruz se justifica por ser altamente lucrativa. A carne da ave possui alto valor nutritivo, com teores de gorduras e colesterol bem menores secomparada à carne vermelha tradicionalmente consumida. Além disso, nada se perde da produção, sendo o couro o seu produto mais rentável.
Diante do exposto, objetiva-se, por meio do presente estudo, analisar a tomada de decisão do produtor, isto é, verificar qual motivação o levou ao ingresso e/ou saída da atividade de criação comercial de avestruzes. Pressupõe-se que tais decisões tenham sido racionais,visando à maximização do lucro.
Para tal fim realizou-se, inicialmente, um abordagem introdutória referente ao avestruz, à estrutiocultura e aos seus produtos e subprodutos. Posteriormente, fez-se um breve panorama na atividade no Brasil, tratando de seu início, crises e auge. Por fim, partiu-se para a análise dos resultados, a qual se baseou em entrevistas livres feitas com produtores do ramo,de modo a identificar os fatores que contribuíram para sua tomada de decisão.

2. METODOLOGIA
Metodologicamente, o presente estudo se baseou, a priori, no levantamento de dados bibliográficos secundários, de modo a contextualizar a atividade de criação comercial de avestruz. A pesquisa bibliográfica pode ser considerada o primeiro passo da pesquisa científica, sendo que uma de suas funçõesprincipais é dar ao pesquisador uma bagagem teórica variada, de forma a contribuir para a ampliação do conhecimento e para a fundamentação teórica do tema a ser abordado.
A seguir, foi realizada uma pesquisa exploratória com o objetivo de averiguar em que se baseia a tomada de decisão dos agentes que começam ou deixam a cadeia produtiva da estrutiocultura, sendo as informações obtidas por meio deentrevista livre a dois produtores. O primeiro ainda permanece na atividade, enquanto o segundo a deixou em detrimento da crise do setor ocorrida em meados de 2006.
Os agentes produtivos entrevistados a fim verificar os fatores motivacionais para tomada de decisão referente ao ingresso e/ou saída da atividade foram o grupo Piveta Assunção Strut LTDA, cujo criatório localiza-se em São Gabriel do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Entrada/saida e decisão
  • Teoria da Contingência e tomada de decisão no setor agrícola
  • Estudo da cadeia produtiva de uma empresa do setor ervateiro
  • Componentes e aspectos do processo de tomada de decisão do sig
  • dispositivos de entrada, saída, entrada e saída
  • Entrada e Saída
  • entrada/saida
  • OS CRAS COMO PORTA DE ENTRADA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL E A INCLUSÃO PRODUTIVA É A PORTA DE SAÍDA?

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!