TOMÓGRAFO

Páginas: 9 (2004 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
TOMÓGRAFO

O tomógrafo moderno com a tampa removida, o que demonstra o princípio de funcionamento. O tubo de raios-X e os detectores são montados sobre um pórtico em forma de anel. O paciente encontra-se no centro do pórtico, enquanto o pórtico gira em torno deles.

Este arranjo, um amplo feixe de raios-X em forma de leque com rotação fonte e detectores, é a configuração de 'terceirageração'.

Este scanner é capaz de digitalizar helicoidal - o pórtico é capaz de rodar livremente, enquanto o paciente move-se continuamente através do plano da verificação. Potência (até 100 kW) e de dados (até 5 Gbps) são transferidos de e para os pórticos usando anéis de contacto.



T - Tubo de raios-X
D - Os detectores de raios-X
X - Feixe de raios-X
R - rotação Gantry


A tomografiacomputadorizada (TC), originalmente apelidada tomografia axial computadorizada/computorizada (TAC), é um exame complementar de diagnóstico por imagem, que consiste numa imagem que representa uma secção ou "fatia" do corpo. É obtida através do processamento por computador de informação recolhida após expor o corpo a uma sucessão de raios X. Seu método principal é estudar a atenuação de um feixe de raiosX durante seu trajeto através de um segmento do corpo; no entanto, ela se distingue da radiologia convencional por diversos elementos.

Princípios físicos
Interior de um tomógrafo

A TC baseia-se nos mesmos princípios que a conografia convencional, segundo os quais tecidos com diferentes composições absorvem a radiação X de forma diferente. Ao serem atravessados por raios X, tecidos maisdensos (como o fígado) ou com elementos mais pesados (como o cálcio presente nos ossos), absorvem mais radiação que tecidos menos densos (como o pulmão, que está cheio de ar).

Assim, uma TC indica a quantidade de radiação absorvida por cada parte do corpo analisada (radiodensidade), e traduz essas variações numa escala de cinzentos, produzindo uma imagem. Cada pixel da imagem corresponde à média daabsorção dos tecidos nessa zona, expresso em unidades de Hounsfield (em homenagem ao criador da primeira máquina de TC)

Procedimento de segurança

Para obter uma TC, o paciente é colocado numa mesa que se desloca para o interior de um anel de cerca de 70 cm de diâmetro. À volta deste encontra-se uma ampola de Raios-X, num suporte circular designado gantry. Do lado oposto à ampola encontra-seo detector responsável por captar a radiação e transmitir essa informação ao computador ao qual está conectado.

Nas máquinas sequenciais ou de terceira geração, durante o exame, o “gantry” descreve uma volta completa (360º) em torno do paciente, com a ampola a emitir raios X, que após atravessar o corpo do paciente são captados na outra extremidade pelo detector. Esses dados são entãoprocessados pelo computador, que analisa as variações de absorção ao longo da seção observada, e reconstrói esses dados sob a forma de uma imagem. A “mesa” avança então mais um pouco, repetindo-se o processo para obter uma nova imagem, alguns milímetros ou centímetros mais abaixo.

Os equipamentos designados “helicoidais”, ou de quarta geração, descrevem uma hélice em torno do corpo do paciente, em vezde uma sucessão de círculos completo. Desta forma é obtida informação de uma forma contínua, permitindo, dentro de certos limites, reconstruir imagens de qualquer seção analisada, não se limitando portanto aos "círculos" obtidos com as máquinas convencionais. Permitem também a utilização de doses menores de radiação, além de serem muito mais rápidas. A hélice é possível porque a mesa de pacientes,ao invés de ficar parada durante a aquisição, durante o corte, tal como ocorre na tomografia convencional, avança continuamente durante a realização dos cortes. Na tomografia convencional a mesa anda e pára a cada novo corte. Na helicoidal a mesa avança enquanto os cortes são realizados.

Atualmente também é possível encontrar equipamentos denominados DUOSLICE, e MULTISLICE, ou seja...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tomografo
  • tomografo
  • Analise da aquisição de um tomografo
  • Resumo do artigo de desenvolvimento de um tomógrafo ultrassônico para simulação do monitoramento dinâmico de...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!